cultura

Setúbal junta-se ao novo projeto para apoiar a cultura em Portugal

Chama-se Mural 18 e pretende apresentar uma programação cultural em rede nos municípios da Área Metropolitana de Lisboa.
As iniciativas decorrem em 2021. Foto: Município de Setúbal.

A pandemia de Covid-19 afetou vários setores da sociedade como a cultura. Com grande parte dos espetáculos cancelados, a lotação das salas e galerias reduzida para metade, a comunidade de artistas do País viu os seus redimentos reduzidos a zero e, por isso, exige apoios urgentes. 

Com o objetivo de ajudar o setor da cultura está a ser desenvolvido o Mural 18, um projeto inédito de programação cultural em rede. Residências artísticas, iniciativas de divulgação e promoção do património cultural são algumas das ações propostas na candidatura conjunta apresentada pelos municípios da AML – Área Metropolitana de Lisboa, incluindo Setúbal.

Música, teatro, dança e artes de rua vão integrar a programação cultural do Mural 18, que vai incluir atividades sobretudo ao ar livre, entre janeiro e maio do próximo ano. O Mural 18 faz parte do Programa Operacional Regional Lisboa 2020 e conta com uma comparticipação financeira de 1,5 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

A Área Metropolitana de Lisboa sublinhou que a aprovação deste novo projeto surge “num momento especialmente delicado para o setor cultural e para os agentes e estruturas envolvidas na sua conceção, produção e dinamização”.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA