cultura

Setúbal é o ponto de partida da nova viagem literária de José Luís Peixoto

O escritor reconstrói vários pontos do País visitados por José Saramago no livro "Viagem a Portugal". A iniciativa pode ser acompanhada online.
O escritor José Luís Peixoto.

Setúbal é o primeiro destino de uma rota de turismo literário sugerida pelo escritor José Luís Peixoto com outros cinco autores, onde conhecemos, numa plataforma online, os 12 locais do país descritos por José Saramago na obra “Viagem a Portugal”.

O projeto “Viagem a Portugal Revisited” reconstrói os locais que José Saramago percorreu entre outubro de 1979 e julho de 1980 que deram precisamente origem a esse livro. Este encontro é promovido pelo Turismo de Portugal e pela Fundação José Saramago, no âmbito das comemorações do centenário do nascimento do único escritor português a receber o Nobel da Literatura.

José Luís Peixoto, galardoado com o Prémio Literário José Saramago em 2001, e outros cinco escritores contemporâneos internacionais “conduzem 12 viagens pelo património, natureza e cultura do país através de imagens e das palavras escritas por Saramago”.

A primeira paragem é o concelho de Setúbal, com um roteiro construído com o apoio da Câmara Municipal. Num pequeno vídeo gravado no Moinho Maré da Mourisca, José Luís Peixoto surge a ler “Entre Mondego e Sado, Parar Em Todo Lado”, da obra “Viagem a Portugal”.

A viagem prossegue com um texto escrito por José Luís Peixoto com o descritivo da visita a Setúbal, acompanhado de imagens com sugestões de locais a visitar e de sítios em que vale a pena parar para comer. As peças do projeto ficam acessíveis em português, castelhano e inglês.

José Luís Peixoto nasceu na a 4 de setembro de 1974, na Vila de Galveias, no Alto Alentejo, onde viveu até aos 18 anos. Com essa idade foi estudar para a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Após terminar a sua licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, na variante de estudos ingleses e alemães, foi professor em várias escolas portuguesas e na Cidade da Praia, em Cabo Verde. Em 2001, dedicou-se profissionalmente à escrita. Além de escritor, é narrador, poeta e dramaturgo. A sua primeira obra foi publicada em 2001. 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA