cultura

Setúbal celebra Dia do Teatro com um programa inspirado em Shakespeare

Há espetáculos para toda a família de 1 de março a 2 de abril em vários espaços da cidade.
Alguns eventos são na Casa da Cultura.

Em março, Setúbal será invadida por uma onda teatral. A cidade vai celebrar o Dia Mundial do Teatro com dezenas de atividades como espetáculos cénicos, filmes e formações. O programa deste ano é uma homenagem ao dramaturgo William Shakespeare e decorre de 1 de março a 2 de abril.

O evento é organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, em parceria com o movimento associativo e agentes culturais do Concelho. Um dos pontos altos das celebrações é a apresentação da peça “As Obras Completas de William Shakespeare em 97 Minutos” no dia 10 de março, terça-feira, no Fórum Municipal Luísa Todi.

A edição deste ano também conta com espetáculos para os mais novos, incluindo bebés, na Casa da Cultura. Este domingo, 1 de março, pode levar os miúdos à sessão “O Som das Coisas”, de Valdevinos Teatro de Marionetas, às 11 horas e ao meio-dia. A produção para bebés maiores de seis meses realiza uma viagem através dos sons e da musicalidade de diferentes objetos.

A 15, domingo, a companhia Partículas Elementares Teatro de Marionetas apresenta às 11 horas o teatro para bebés “Ninho”, baseado no livro “Segredo”, de Miguel Torga. Os bilhetes custam 5€. Ainda a pensar nos mais pequenos está marcada para 24 de março, terça-feira, a produção “Lugar-abrigo” encenada pelo artista setubalense Ricardo Campos para famílias com miúdos entre os seis e os 12 anos. Também há uma sessão no dia 28, sábado, à mesma hora.

Se gosta de stand-up comedy, não pode faltar ao evento “Millennials B*Tch Please!”, com Rafael Jesus e os convidados Luana do Bem e Tiago Almeida no auditório da Casa do Largo a 18 de março, às 21h30. A fechar, no dia 27, o Espaço 50 Cuts recebe às 18h30 a exibição do filme “Os Contos dos Crisântemos Tardios”, de Kenji Mizoguchi, sobre as tradições do teatro japonês. Os bilhetes custam 1€.

O programa do Dia Mundial do Teatro inclui a segunda edição do projeto AMATEATRO — Mostra de Teatro de Amadores de Setúbal, que decorre de 2 a 14 de março, com várias atividades de escolas, coletividades e associações.

As primeiras sessões são no dia 6 de março, sexta-feira, às 21 horas, no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama, com a produção “Para Falar a Verdade” do Teatro Puzzle. A 7 de março, sábado, é apresentado o espetáculo “Peripécias no Pátio”, pelo Grupo de Teatro Perpetuus na União Cultural Recreativa e Desportiva Praiense. A atuação é às 21h30. 

No dia 12, quinta-feira, às 21h30, há “TeatroRecital” pelo Grupo de Teatro do Instituto Politécnico de Setúbal na Associação dos Socorros Mútuos Setubalense. No dia seguinte à mesma hora, o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau apresenta na Associação de Moradores do Bairro da Anunciada “Que Paródia de Revista”.

A Associação Cultural TOMA — Teatro Oficina Multi Artes repõe em quatro sessões a peça “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente. A primeira sessão é no dia 14, sábado, às 21h30, na Capricho Setubalense. Todos os espetáculos do AMATEATRO são de entrada gratuita, mediante lotação das várias salas. Os espetadores devem chegar ao local meia hora antes do início das sessões para levantar o bilhete.

O Dia Mundial do Teatro inclui ainda workshops e residências artísticas para o público em geral, profissionais e estudantes. Pode ver o programa completo no site do Município de Setúbal.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA