cultura

Setúbal celebra o Dia do Teatro com um espetáculo coletivo — o open call está aberto

O evento online "Coleção de Amantes" acontece no dia 6 de março, um sábado.
Pode inscrever-se até ao dia 28 de fevereiro.

O Dia Mundial do Teatro, assinalado a 27 de março, é habitualmente celebrado em Setúbal com dezenas de espetáculos de rua. No entanto, este ano, isso não vai acontecer. Ainda assim, integrado nas comemorações do Dia Mundial do Teatro, a Câmara Municipal de Setúbal convidou a atriz Raquel André a lançar um desafio à comunidade setubalense.

Dos vários encontros virtuais com os participantes no open call nascerá o espetáculo “Coleção de Amantes”. O evento online, com transmissão no Facebook de A Gráfica – Centro de Criação Artística, está marcado para o dia 6 de março, sábado, às 21 horas.

Este trabalho faz parte do projeto de Raquel André, “Coleção de Pessoas: Coleção de Amantes, Coleção de Colecionadores, Coleção de Artistas e Coleção de Espetadores”. Para encontrar os protagonistas do espetáculo está a decorrer um open call até ao dia 28 de fevereiro, domingo.

“Convido-vos a que durante uma hora criemos uma situação ficcionada do que é uma intimidade para numa relação a dois, e documentarmos esse momento com pelo menos uma fotografia”, explicou a atriz em comunicado. Os encontros virtuais acontecem nos dias 3 e 4 de março. Para se inscrever só tem de preencher o formulário online.

“Raquel André coleciona coisas raras. Entre Lisboa, Ponta Delgada, Rio de Janeiro, Loulé, Minde, Paredes de Coura, Sever do Vouga, Ovar, Manaus, Barreiro, Bergen, Stavanger, Oslo, Varzóvia, Cincinnati e Portland já colecionou centenas de amantes, pessoas de todas as nacionalidades, géneros e idades, que aceitaram encontrar-se com ela num apartamento desconhecido durante uma hora para construírem uma intimidade ficcionada, capturada pela memória e por fotografias”, lê-se na sinopse do evento. 

Por cada cidade onde passa, Raquel coleciona mais participantes e o conteúdo do espetáculo é o resultado desses encontros. António Pedro Lopes e Bernardo de Almeida foram os outros criadores deste conceito. A música está a cargo de Noiserv.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA