cultura

“São escolhas e versões de nós que nunca iremos conhecer”: Cidadela lança novo single

O objetivo é que se transmita a mensagem de que nem sempre vamos alcançar todos os objetivos. Foi lançada a 3 de junho.
Já pode ouvir o tema.

Imagine a altura em que se licencia na área de que gosta. Mas não tirou o curso que sempre desejou. Pense quando o seu filho dá os primeiros passos, embora não tenha conseguido estar presente quando nasceu. E aquela reunião no trabalho que lhe dá um aumento de salário, ainda que permaneça nas mesmas funções. Em todos os cenários, há algo em comum: não aproveitou o momento porque estava a pensar no que podia ter sido.

É comum, quando não atingimos determinados objetivos e metas, ficarmos frustrados e nos recusarmos a fazer as pazes com o passado. A verdade é que só conseguimos ser verdadeiramente felizes se o fizermos e é essa a mensagem que o novo single da banda setubalense Cidadela quer transmitir, “Onde não vais”.

“A música sempre foi uma forma de expressar o que nem sempre conseguimos por palavras e neste novo single, ‘Onde Não Vais’, quisemos debruçar-nos sobre as experiências e as expectativas que não vamos viver, à medida que crescemos. São escolhas e versões de nós que nunca iremos conhecer, deixando sempre espaço para dúvidas e ansiedade, mas sabendo que, um dia, teremos de fazer as pazes com tudo o que não concretizámos”, explica a banda.

Este é o segundo single lançado pelo grupo e integra o primeiro álbum de estúdio, que vai ser apresentado no final deste ano. Além dos instrumentos, as vozes foram utilizadas como samplers, com efeito ao longo do tema. “Quisemos que funcionassem como uma espécie de eco dessas versões de cada pessoa que nunca serão conhecidas, perdidas no tempo e no espaço, em realidades alternativas que não nos tocam”, dizem os músicos.

O mais curioso é que este tema esteve a ser trabalhado durante cerca de três anos, sempre com alterações até alcançarem o produto final. Por exemplo, os acordes que lhe servem de base e o refrão foram os primeiros elementos a surgir e mantiveram-se inalterados para esta edição final, como fios condutores entre as várias versões que o single foi tendo.

A banda Cidadela, composta por Rui Sequeira, Tiago Fernandes, Rui David e David Tomás, surgiu na altura da pandemia com o intuito de contar algo, ou seja, expor cá para fora o que se sente no interior. Estão previstos vários concertos de apresentação do projeto, em datas a anunciar, pelo País. O novo single, assim como o lançamento do ano passado, “Fragmento”, já está disponível em todas as plataformas digitais.

Recorde o artigo da NiS em que falámos com a banda sobre o primeiro trabalho e conhecemos melhor a história e os elementos do grupo.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA