cultura

“Salto”: o novo single da banda setubalense Cidadela é uma ode à música como refúgio

A terceira música do grupo antecede o lançamento do primeiro álbum de estúdio, que será lançado este mês.
Os quatro membros da banda.

O mesmo despertador, o mesmo acordar e a mesma rotina, todas as manhãs. Vemos os rostos já conhecidos, esperamos problemas semelhantes aos da véspera e novos problemas para resolver. No meio do quotidiano que prevemos, e que se torna aborrecido, há cada vez mais a necessidade de encontrar uma fuga — e, para muitos, a solução está na música.

É precisamente esta a mensagem que o novo single “Salto”, da banda setubalense Cidadela, quer transmitir. Lançado a 17 de outubro, integra o primeiro álbum de estúdio do grupo português, que vai ser lançado neste neste mês de novembro. Para a banda, “este novo single, transporta-nos para tudo o que a rotina e a inevitável repetição dos dias encerram”.

“Frustração, aborrecimento, ambição ou cansaço marcam os dias que seguem e somam, sempre iguais na forma e conteúdo, por isso usamos a música como forma de escapar a estas amarras e pensar sobre o que queríamos mudar, e de como há sempre uma réstia de energia para o fazer”, referem.

Cidadela é composta por Rui Sequeira, Tiago Fernandes, Rui David e David Tomás. A banda surgiu na altura da pandemia, com o intuito de contar algo ao mundo, ou seja, exteriorizar o que se sente no interior. Essa vontade traduz-se em ritmos, onde não falta “a presença vincada de um riff composto por sintetizadores”.

Além disso, o novo tema “é orientado por uma bateria ritmada que dá o compasso para uma música sem grande espaço para pausas”, ou seja, é uma alegoria “do ritmo dos dias que a letra aborda”.

Quanto às vozes, “seguem a mesma aceleração”, como se o “ritmo frenético da rotina engolisse a música de um só trago à boleia das guitarras elétricas”, e também do baixo, que dão corpo ao terceiro single da banda. Estão previstos vários concertos de apresentação do projeto, em datas a anunciar, pelo País.

Além de “Salto”, que já está disponível em todas as plataformas digitais, como YouTube, Spotify ou Apple Music, é possível ouvir “Fragmento” e “Onde Não Vais”, temas que também fazem parte do álbum de estreia.

Recorde o artigo da NiS em que falámos com a banda sobre o primeiro trabalho e conhecemos melhor a história e os elementos do grupo.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA