cultura

Saiba o que pode fazer na cidade (à borla) para celebrar o Dia Internacional dos Museus

Visitas guiadas, workshops, sessões de cinema e exposições são algumas das propostas do programa deste ano.
Museu do Trabalho Michel Giacometti.

As produções de cinema servem para contar, de uma forma mais ou menos verídica, histórias de famílias, locais, animais, desenhos e extraterrestres, além, claro, dos super-heróis e do amor. Ainda assim, e mesmo que o enredo seja inspirado na realidade, há em todos os países uma prova viva de civilizações antigas, dos costumes, tradições e até dos modos únicos e características de construção: os museus.

Em Setúbal, existe um museu que já foi um convento, outro que serviu de posto de trabalho de milhares de pessoas, e que era uma fábrica de conserva, uma casa por onde passou Bocage, sem esquecer as galerias e os espaços que têm obras de arte e pequenos pedaços da história de personalidades (e acontecimentos) setubalenses. É por saber esta riqueza cultural que existe no concelho que vai celebrar-se, a 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus.

“O programa especial do Dia (e Noite) Internacional dos Museus, com o tema ‘Museus, Educação e Investigação’ contempla um espetáculo musical, visitas guiadas ao centro histórico de Setúbal e aos museus municipais, exibição de curtas-metragens, workshops e sessões de leitura de poesia assinalam o Dia (e Noite) Internacional dos Museus”, explica o Município de Setúbal.

Vai também ser lançado, no dia da celebração, o site Rede de Museus Municipais de Setúbal, que divulga “museus e galerias com gestão da Câmara Municipal de Setúbal, as coleções de elevado valor patrimonial e artístico e as atividades dos serviços educativos”. A novidade tem também um vasto “conjunto de ferramentas de navegação”, acessível a todos.

A festa começa no dia 16 de maio, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, com o encontro “Museus como Espaços de Aprendizagem no Ensino Superior”, inserido no ciclo de sessões Da Ciência à Conversa, às 14h30. Vai abordar-se a utilização de um espaço museológico na realização de um projeto em contexto académico, para testar a metodologia “Bring Sexyness to the Museum”.

Conheça na lista abaixo a programação completa de todas as atividades que pode fazer no concelho para celebrar o Dia Internacional dos Museus.

Museu do Trabalho Michel Giacometti

14 e as 18 horas — Visitas ao museu, ao Centro de Documentação e Centro de Memórias, às exposições de longa duração e às temporárias “25 de Abril de 1974: 50 anos depois | Revisitar a história através da memória documental” e “Mulheres na Resistência à Ditadura em Setúbal”, com a exibição do documentário de testemunhos de mulheres que resistiram ao regime fascista.

17 horas — Workshop de canção tradicional portuguesa “Fio à Meada”.

21 horas — Espetáculo que apresenta um repertório de canções com base nas recolhas de Michel Giacometti, António Sardinha e Fernando Lopes-Graça dedicado às histórias e vida de mulheres de trabalho que lutaram pelas condições laborais e pelo direito à expressão da sua visão política.

Galeria do Banco de Portugal

16 horas — “Visita Orientada aos Trabalhos de Conservação e Restauro no Retábulo do Altar-Mor da Igreja de Jesus”, com inscrições até ao meio-dia do dia 17, através do email museu.setubal@nullmun-setubal.pt ou pelo número 265 537 890.

Casa das Imagens Lauro António

15 horas — Oficina de cinema de animação em recortes “Realizador por um dia…”, destinada a maiores de seis anos,

 21 às 23 horas — Iniciativa “Noite dos Museus com a Academia Portuguesa de Cinema”, com a exibição de cinco curtas-metragens vencedoras dos Prémios Sophia Estudante 2024. A participação nas duas iniciativas precisa de inscrição prévia pelos contactos casadasimagens@nullmun-setubal.pt e 969 754 116.

21 e as 23 horas — Visita da exposição temporária “O Zé Povinho na Revolução”, que partilha documentos, fotografias, cartoons e desenhos de artistas gráficos relacionados com a produção do documentário de Lauro António.

Casa—Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama.

11 horas — Sessão de leitura de contos do livro “Sebastião, o Menino que nasceu Poeta”. A iniciativa, que conta com a presença das autoras Idalina Veríssimo e Cristina Arvana destina-se a crianças com idades compreendidas entre os seis e os 12 anos, e famílias, precisa de inscrição prévia, até ao meio-dia de 17 de maio, pelos contactos casamemoriasgama@nullmun-setubal.pt e 969 754 510.

Casa Bocage/Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro

18 às 20 horas — Encerramento da exposição “Os Lugares de Sebastião da Gama pela Lente de Américo Ribeiro” é marcado por uma sessão leitura de poemas por elementos da Casa da Poesia de Setúbal, com inscrições pelos contactos casabocage@nullmun-setubal.pt e 265 229 255.

Atividades do Serviço Educativo dos Museus Municipais

Conjunto de visitas guiadas ao centro histórico da cidade de Setúbal e às exposições de longa duração do Museu do Trabalho Michel Giacometti.

10, 11 hora e meio-dia — Iniciativa “Centro Histórico de Setúbal. Um Museu à Descoberta”, que leva os participantes a percorrer ruas e histórias de vida de personalidades setubalenses, com início em três diferentes locais, concretamente Praça de Bocage, Largo Dr. Francisco Soveral e Largo da Misericórdia.

15, 16 e 17 horas — Visitas ao Museu do Trabalho que dão a conhecer melhor as exposições “Mercearia Liberdade – um património a salvaguardar”, “Ao encontro do Povo” e “Indústria Conserveira”.

As inscrições para ambas as iniciativas devem ser feitas até às meio-dia de dia 17 de maio, pelo email serviço.educativo.museus@nullmun-setubal.pt ou pelo contacto 917 771 214.

Já que aqui está, recorde o artigo sobre a guia setubalense que promove visitas turísticas pelos cantos da cidade. Percorra a galeria para conhecer alguns. 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA