cultura

“Riverdale” está de volta para uma quinta temporada na Netflix

A história vai avançar vários anos. O primeiro episódio já está disponível — todas as semanas chega um novo à plataforma.
Vai haver um episódio por semana.

À quinta temporada, “Riverdale” prepara-se para dar um passo arrojado. Se já sabemos que os primeiros episódios se vão focar em momentos importantes para a adolescência como o baile de finalistas e a conclusão da escola secundária, depois vai haver um grande salto temporal.

É verdade a narrativa vai, de repente, avançar sete anos. A quinta temporada estreia esta quinta-feira, 21 de janeiro, na Netflix. Ao contrário do que é habitual na plataforma, todas as semanas vai chegar um novo episódio, em vez de a temporada completa estar disponível de imediato isto porque está a estrear em simultâneo com a transmissão televisiva, no canal The CW, nos EUA.

Na quinta temporada, o protagonista Archie ainda está a lidar com os sentimentos contraditórios que sente por Betty e Veronica. “Ele está em conflito sobre se deve ou não dizer à Veronica o que aconteceu antes do baile”, disse em entrevista à revista “Entertainment Weekly” o ator K.J. Apa.

“Acho que aquele beijo tem um grande peso no primeiro episódio, porque há muita coisa a acontecer. Ele não sabe para onde vai, e tem de lidar com tudo isso. Há muita coisa na mente dele no primeiro episódio que vai ser determinante para a trajetória do resto da temporada para Archie”, acrescentou o ator de x anos.

A sua experiência no baile de finalistas não vai ser a melhor, antecipa K.J. Apa. “Porque há muita coisa a acontecer. Ele não sabe se vai concluir a escola. Ele está a tentar entrar na academia naval, e não sabe como vai correr. Toda a questão do beijo com a Betty ainda não vai estar resolvida. Por isso eu não diria que ele esteja ansioso [pelo baile].”

O ator disse ainda que sente alguma pena pela sua personagem, que “já passou por muito”, e que isso tem a ver com as suas características. “Ele é alguém que tenta resolver os problemas e agradar às pessoas. Sinto que ele está sempre a colocar as outras pessoas, sobretudo os melhores amigos mas nem só, basicamente toda a gente, à sua frente. E por causa disso é sempre um pouco deixado para trás, com tanta coisa para perceber por si próprio.”

K.J. Apa falou ainda sobre a experiência de fazer o salto temporal e de interpretar uma versão amadurecida da sua personagem, mais próxima da sua idade real. “É bom, é muito refrescante. É algo de que não me apercebi que seria bom, acrescentar uma certa camada de maturidade que não estava lá antes.”

O ator assume que se trata definitivamente de uma nova fase para “Riverdale”. “Embora ainda estejamos em Riverdale e ainda ligados à escola, de alguma forma, no salto temporal refrescamos o nosso público com um novo tema, que é o facto de que agora somos muito mais velhos. E acho que isso, como somos mais velhos e passou muito tempo, e ninguém manteve muito o contacto ao longo destes anos, traz-nos novas coisas.”

Archie terá passado por “muita coisa” neste período de tempo. “E sinto que ele realmente amadureceu. Eu acho que dos 17 para os 25 são anos muito importantes para a vida de qualquer jovem adulto. Pelo menos para mim e sei que as circunstâncias são diferentes, porque faço de uma série mas a maioria das coisas difíceis pelas quais tive de passar foi nesta altura.”

O baile de finalistas era para ter feito parte da quarta temporada, mas passou para a quinta com a interrupção das gravações previstas, por causa do contexto de pandemia. Também já se sabe que Toni (a personagem de Vanessa Morgan) vai ter uma narrativa em que estará grávida tal como a atriz, na vida real.

Drew Ray Tanner, que interpreta Fangs Fogarty, foi promovido a membro regular do elenco para esta nova temporada. E há novas personagens em “Riverdale”. Erinn Westbrook vai interpretar Tabitha Tate, a neta de Pop Tate. Esta personagem vai chegar à cidade com a ideia de tornar o restaurante do seu avô num franchise, mas nem toda a família vai gostar da sugestão.

O ator Chris Mason também se juntou ao elenco. Interpreta Chad Gekko, o marido controlador e ciumento de Veronica, que trabalha em Wall Street vamos conhecê-lo a partir do quarto episódio.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA