cultura

Realizadores e produtores debatem futuro do cinema nacional

O 3.º encontro decorre no dia 9 de novembro, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.
O papel das escolas de cinema é um dos temas em análise.

As escolas de cinema, os novos rumos do cinema português, a integração dos recém-licenciados no mundo do trabalho e as dificuldades e estratégias de superação são alguns dos tópicos, que vão estar em destaque no 3.º Encontro de Realizadores e Produtores de Cinema, marcado para 9 de novembro, sábado, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

Com o tema, “As escolas portuguesas de cinema, as suas práticas cinematográficas e o seu papel no aparecimento de uma nova geração de cineastas”, o evento é organizado pela 50 Cuts Associação Cinematográfica e conta com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, através do programa municipal Set’Curtas. 

Os painéis vão contar com a participação de vários oradores convidados, como Manuel José Damásio, professor doutorado e diretor do Departamento de Cinema e Artes dos Media, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, o produtor e realizador Hugo Diogo, entre outros. 

O evento é destinado a profissionais da área, estudantes, professores, artistas, agentes e programadores culturais e turísticos. A participação é gratuita, mas todos os interessados devem inscrever-se, através do email 50cuts.cinema@nullgmail.com.

A 50 Cuts Associação Cinematográfica é um grupo sem fins lucrativos, criado em julho de 2015. A sua missão é “produzir, promover e apoiar projetos na área de cinema e audiovisual, da autoria de cineastas nacionais”. As iniciativas mais conhecidas da 50 Cuts são as “Curtas e Caipirinhas”, no Pátio do Dimas da Casa da Cultura, as “Conversas com Realizadores”, que incluem a projeção de filmes, com a presença dos realizadores e o Encontro de Realizadores e Produtores de Cinema de Setúbal.

tags: 3.º Encontro de Realizadores e Produtores de Cinema, 50 Cuts Associação Cinematográfica, cinema nacional, Escola de Hotelaria e Turismo, setúbal