cultura

“Rapaz Conhece Rapaz”: chegou o primeiro livro gay ao Plano Nacional de Leitura

Os dois primeiros volumes da saga “Heartstopper” passaram a ser oficialmente recomendados aos jovens portugueses.
Há dois volumes disponíveis em Portugal.

É a primeira vez que uma história de amor entre dois adolescentes do mesmo género integra o Plano Nacional de Leitura (PNL) em Portugal. Os dois primeiros volumes da saga de novelas gráficas “Heartstopper”, da autoria de Alice Oseman, são agora oficialmente recomendados aos jovens portugueses.

“Rapaz Conhece Rapaz” e “O Nosso Segredo” são os títulos dos livros, que em Portugal são editados pela Cultura Editora. Ao jornal “Público”, a especialista Andreia Brites, responsável pela escolha destas histórias para o PNL, explica a relevância da narrativa.

“O tópico é caro a todos os adolescentes: é uma história de amor que nos projeta para a realidade normal da escola em que alguém conhece alguém” e não sabe se será correspondido, diz. Claro que o facto de ser uma história de amor entre dois rapazes suscitou mais interesse e atenção aquando do anúncio, em dezembro.

“Preferia não ter de dizê-lo, era sinal que era indiferente – mas a verdade é que ainda não é. E ainda não é indiferente naquilo que são catálogos oficiais, e ainda não é indiferente naquilo que é o nosso discurso mais institucional”, explica Andreia Brites à mesma publicação.

O primeiro volume, “Rapaz Conhece Rapaz”, está à venda por 15,95€. O segundo, “O Nosso Segredo”, está disponível por 16,50€. No total há quatro volumes, mas só estes estão publicados em Portugal. A história vai ser adaptada pela Netflix — a série estreia algures durante o ano de 2022.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA