cultura

Projeto RM Kiz traz ao Feel Setúbal kizomba, tarraxinha e outras danças

Esta quarta-feira, dia 8 de fevereiro, há uma aula gratuita para iniciados logo no início da festa.
Apareça.

O bar Feel Setúbal, no número 19 da Rua da Cordoaria, é um lounge com animação musical. Se às terças-feiras já existia o espírito de danças latinas, em parceria com dois professores de dança da cidade, desde o dia 28 de dezembro do ano passado que o projeto RM Kiz, com Rui Marto (DJ Marto) e Ricardo Malveiro (DJ r1do) anima as noites de quarta-feira ao ritmo de kizomba mais moderna e popular na Europa Central, tarraxinha, urban kiz e douceur.

“Visitámos o bar no final de 2022, a título de curiosidade, por ser dos poucos na área com uma noite dedicada a estes estilos de dança. Sugerimos algumas músicas, o dono gostou e deu-nos a oportunidade de passar música nas duas últimas semanas de dezembro. Sendo um estilo raro, a ideia atraiu inclusivamente clientes de Lisboa e arredores, tendo sido um enorme sucesso. Nesse seguimento, decidimos criar o projeto RM Kiz, que foi recebido de braços abertos pelo bar Feel Setúbal, passando a ser recorrente às quartas-feiras,” começam por contar os artistas à NiS. 

“Passará também a contar com um sábado por mês. Além do enorme apoio do Jorge e do Feel Setúbal, estamos a tentar difundir o projeto por mais locais, como por exemplo a Sociedade Capricho Moitense, com o apoio dos professores Miguel Jones e Mónica Banza,” revelam. 

Neste dia 8 de fevereiro, quarta-feira, há uma aula gratuita para iniciados logo no início da festa. Por isso, se quer aperfeiçoar os seus dotes neste tipo de dança, o encontro está marcado para as 21h30. Ainda assim, convém saber que para entrar, o bar exige o consumo mínimo de uma bebida.

Rui Marto (DJ Marto) e Ricardo Malveiro (DJ r1do) são artistas recentes focados em promover não apenas a habitual kizomba e tarraxinha, mas também os estilos urban kiz e douceur. Estes últimos são derivações europeias dos primeiros, muitas vezes adaptados ou com influência de EDM, R&B e pop music. “A ideia é mostrar que existe mais, além do que se encontra numa tradicional festa africana, quer ao nível da música quer ao nível da dança. Os aficionados procuram embelezar a sua dança, baseada na kizomba, juntando elementos de hip hop, tango, bachata ou zouk brasileiro,” explicam.

Apesar do projeto RM Kiz ter duas caras, dois DJ, tem toda uma comunidade por detrás. São cerca de 100 pessoas, das quais 40 bastante ativas. A festa dura até à uma e meia da manhã. 

Para mais informações pode visitar as páginas de Facebook e Instagram do projeto. Se ficou curioso com o desafio, percorra a galeria para conhecer de perto como foram as últimas quartas-feiras.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA