cultura

Projeto da Rota Clandestina foi distinguido com um prémio nos Globos de Ouro

A peça já teve duas residência artísticas em Setúbal, onde até houve um ensaio aberto.
O cineasta português Marco Martins.

A produção teatral de Marco Martins intitulada como “Selvagem”, que integrou o projeto Rota Clandestina, foi distinguido com o prémio de melhor peça de teatro/espetáculo, na 26.ª Gala dos Globos de Ouro, da SIC, realizada no dia 2 de outubro, domingo.

Com “Selvagem”, Marco Martins propõe uma reflexão sobre o uso de máscara em práticas ritualísticas, nomeadamente em comunidades localizadas em Portugal, na Macedónia e em Itália. A produção da peça conheceu dois momentos em Setúbal, com residências artísticas realizadas no espaço A Gráfica – Centro de Criação Artística e no Fórum Municipal Luísa Todi, onde houve um ensaio aberto.

A promoção do processo criativo e de iniciativas assentes em residências artísticas que envolvam a comunidade e os agentes culturais é uma aposta da Câmara Municipal de Setúbal, estratégia concretizada através de projetos como Rota Clandestina.

O teaser da peça pode ser visto online, sendo que, além da Câmara Municipal de Setúbal, “Selvagem” tem coprodução do Teatro Municipal de Bragança, do município de Bragança, da Fundação Caixa Geral de Depósitos, da Culturgest, do Teatro Municipal do Porto, Rivoli, do Teatro di Sardegna e da Arena Ensemble.

O projeto setubalense Rota Clandestina já promoveu e acolheu várias residências artísticas, como da Companhia Pippo Delbono, de Itália, do coreógrafo Vitor Hugo Pontes, do artista de circo Rui Paixão, que iniciou o processo criativo com moradores dos Bairros dos Pescadores e do Grito do Povo, ou da Agrupación Señor Serrano, de Espanha.

Marco Martins, nasceu em Lisboa, em 1972.  É um cineasta e encenador português com uma extensa obra no campo do cinema, teatro e artes plásticas. Estudou na Escola Superior de Teatro e Cinema, completando a sua formação em escrita de argumento, nos Estados Unidos da América. Em 1999 co-fundou a Ministério dos Filmes, produtora de publicidade distinguida com vários prémios e menções nacionais e internacionais. O trabalho de Marco Martins abrange diversas áreas incluindo cinema, artes plásticas e teatro. Os seus filmes têm sido apresentados nos principais Festivais Internacionais. 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA