cultura

A primeira TED Talk chega a Setúbal em outubro

O evento inspirado nas famosas conferências internacionais tem inscrições abertas, a partir do dia 10 de setembro. O melhor de tudo é que são gratuitas.
O evento é no Cinema Charlot.

Está a chegar a primeira edição da TEDxSetúbal inspirada nas famosas conferências internacionais TED Talk, mas organizada de uma forma independente por uma equipa de voluntários locais. A conferência, de entrada livre, acontece a 13 de outubro, das 9 horas às 18h20, no Auditório do Cinema Charlot.

“As conferências TED centram-se na palavra dos oradores e procuram transmitir uma ideia concreta, que possa inspirar as pessoas. Já esta é uma conferência de âmbito local”, conta à New in Setúbal, Catarina Vieira, 25 anos, lead organizer da TEDxSetúbal.

A ideia de fazer este tipo de conferências inspiradoras, partiu de um grupo de dez jovens voluntários, que decidiram aplicar pela primeira vez o conceito TED Talk. “Somos uma equipa com pessoas das mais diversas áreas, desde literatura antiga, história, veterinária ou marketing. O objetivo é trazer uma variedade de ideias, que nos façam refletir sobre vários temas”, explica a jovem formada em engenharia do ambiente.

Ao longo do dia oradores de áreas totalmente distintas vão fazer as suas apresentações inseridas no tema: “Para Onde”. O tema desta edição é inspirado no latim “Quo vadis”, pergunta filosófica “para onde vais”, que quer provocar a reflexão do pensador. Os participantes têm total liberdade para falar sobre qualquer tópico, que integre este tema.

Há dois tipos de oradores: os convidados e os vencedores do concurso de oradores realizado a 10 de junho, na Casa do Largo. Nesse concurso, os participantes tiveram dez minutos para apresentar as suas ideias a desenvolver no TEDxSetúbal e foram selecionadas as melhores intervenções.

As inscrições para participar no evento estão abertas, a partir do dia 10 de setembro, segunda-feira, e devem ser feitas através de um formulário, que será criado no site do TEDxSetúbal.  As inscrições estão sujeitas ao limite máximo de 100 pessoas. Nesse dia, serão divulgados os nomes dos oradores e o programa completo da conferência.
tags: Cinema Charlot, conferências TED, Para Onde, setúbal, TEDxSetúbal, voluntários