cultura

Polos da Biblioteca Municipal de Setúbal e Azeitão reabrem esta quarta-feira

Mas atenção que há novas regras de higiene e de utilização dos espaços.
O uso de máscara é obrigatório. Foto: CMS.

Os serviços centrais e polos da Biblioteca Pública Municipal de Setúbal e da Biblioteca de Azeitão, reabrem ao público esta quarta-feira, 13 de maio. Mas como estamos em estado de calamidade por causa do novo coronavírus, há regras especiais de higiene e novos horários a cumprir.

Vai ser obrigatório o uso de máscara e a desinfeção das mãos à entrada de todos os equipamentos. Nesta fase, as normas de utilização dos serviços também vão ser mais apertadas. A leitura de publicações periódicas será possível apenas em formato digital, sendo que os computadores só podem ser utilizados consecutivamente durante uma hora.

Destaca-se ainda a redução do número de utilizadores em simultâneo nos vários espaços, incluindo as zonas de atendimento, salas de leitura de adultos, áreas infantojuvenis e galerias expositivas, de forma a respeitar as normas de distanciamento social. 

Os pertences pessoais dos utentes, como malas, mochilas ou documentos de trabalho, podem ser levados para as salas de leitura, mas dentro de sacos de plástico transparente. A leitura presencial nas salas tem a duração máxima de uma hora e o acesso livre às estantes não é permitido. Neste caso, os utentes devem pedir aos funcionários os documentos pretendidos.

A partir desta quarta-feira, vai voltar a poder requisitar um livro pelo prazo de 15 dias. Mas atenção: quando for devolver os livros, deve entregar tudo dentro de sacos de plástico transparente. Estas regras especiais definidas pela Câmara Municipal de Setúbal aplicam-se aos serviços centrais da Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, polos da Bela Vista e de São Julião, e à Biblioteca de Azeitão.

Por enquanto, as animações de leitura presencial integradas no serviço educativo da biblioteca continuam suspensas, mantendo-se apenas em formato online. No site do Município de Setúbal, no dossier sobre a Covid-19, foi criado o projeto Biblioteca em Casa, que disponibiliza livros em formato digital, gratuitamente.

tags: Biblioteca de Azeitão, Biblioteca Municipal de Setúbal, Câmara Municipal de Setúbal, Covid-19, setúbal

outros artigos de cultura

mais histórias de Setúbal