Aos 12 anos, a mãe de Pedro Branco ofereceu-lhe a sua primeira guitarra. Mal sabia o miúdo daquela altura, que, anos mais tarde, estaria a atuar pelo nosso País — a solo e em conjunto com outros grupos. Em abril, o músico português vai subir ao palco da edição de 2025 do Festival Guitarras ao Alto, que decorre no rooftop do Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal.
O espetáculo está marcado para 13 de abril, um domingo, pelas 18 horas. Pedro Branco, de 33 anos, estreou-se a solo em 2022, mas continua a trabalhar com os You Can’t Win, Charlie Brown, a banda que partilha com Afonso Cabral, David Santos, Salvador Menezes, João Gil e Tomás Sousa e com a qual gravou o disco “Ambâr”, tendo participado no Festival da Canção.
Na altura da pandemia de Covid-19, durante o período de isolamento, encontrou na solidão “um tempo e espaço interior a que já não estava habituado”. Foi esta a inspiração por detrás do seu primeiro álbum a solo, “A Narrativa Épica do Quotidiano”, que contém 12 temas intimistas.
Mais tarde, em 2024, lançou um novo disco, batizado de “Bolero”, desta vez em conjunto com o músico Tape Junk e também com 12 canções. O artista é também fundador do projeto iconoclasta “Old Mountain” e guitarrista em vários outros, como o do cantautor Tiago Bettencourt.
Os bilhetes para o espetáculo no rooftop no Fórum Municipal Luísa Todi custam 5€ e estão à venda online no site da Bol. O Festival Guitarras ao Alto é coorganizado pela Câmara Municipal de Setúbal e a GHUDE, com direção artística de Vasco Durão e desenvolvido em parceria com o Soam As Guitarras. Conta ainda com o apoio do Restaurante Sem Horas.
A sétima edição do Guitarras ao Alto aconteceu entre março e junho de 2024 e contou com atuações de André Santos, responsável por inaugurar a iniciativa, Inóspita, o heterónimo de Inês Matos à guitarra, Homem em Catarse, o projeto do guitarrista e compositor Afonso Dorido e O Gajo.
De seguida, carregue na galeria para saber tudo o que ainda vai a tempo de ver no Fórum Municipal Luísa Todi em março.