cultura

Parque de Albarquel vai transformar-se num cenário das 1001 Noites

O programa de dança oriental inclui espetáculos, workshops, um bazar e tatuagens de hena, de 19 a 21 de julho.
A participação nos workshops é gratuita.

Este fim de semana, Setúbal vai ser invadida pelos ritmos árabes, com a edição do programa “Dança Oriental e as 1001 Noites”. O Parque Urbano de Albarquel vai receber espetáculos e demonstrações de dança, animações com fogo, workshops, um mercado oriental e tatuagens de hena.  

O bazar oriental, uma das principais atrações do evento, conta com venda de artigos de dança do ventre e stands com tatuagens de hena. Vai funcionar no dia 20 de julho, sábado, entre as 19 e a uma da manhã e no dia 21, domingo, das 16 às 18 horas.

Dia 21 de julho está ainda marcado um workshop de folclore árabe, “Saidi”, coordenado por Catarina Branco. A participação em todos os workshops é gratuita. Mas os interessados devem inscrever-se online para reservar o seu lugar. O espetáculo de encerramento, a 21 de julho, domingo, começa às 17 horas e vai juntar em palco várias bailarinas e grupos de dança oriental.

Catarina Branco é uma bailarina, coreógrafa e professora de dança oriental portuguesa. Foi distinguida como Jovem Revelação 2016 e é a bailarina nacional de dança oriental mais premiada, a solo profissional. Foi a primeira portuguesa a participar na maior companhia de dança oriental do mundo, as Bellydance Evolution.

Recentemente, a setubalense tornou-se também na primeira portuguesa a vencer um prémio no maior festival de dança oriental do mundo, o Ahlan Wa Sahlan. Catarina Branco ficou em 3º lugar na Categoria Master Profissional, no concurso que decorreu de 7 a 15 de julho, no Cairo, Egito. 

Veja a programação completa do evento.

19 de julho

19 horas — Workshop de preparação de shisha (cachimbo de água oriental, utilizado para fumar tabaco aromatizado), orientado por elementos do bar noturno setubalense, Alibi Arabic Lounge.

22 horas — Animação de dança oriental, conduzida por Catarina Branco, professora, coreógrafa e bailarina setubalense.

20 de julho

19 horas — Workshop de iniciação à dança oriental. 

19 horas — Workshop de língua árabe, limitado a 15 participantes, por Dali Phil, jovem tunisino.

21 horas — Música ao vivo, com a percussão árabe de Américo Cardoso, Tribal Fusion por Moony, dança com fogo por Kateclip e danças orientais, com Sandra Barrocas, Yolanda Rebelo e Catarina Branco.

tags: 1001 noites, bazar, dança oriental, Parque Urbano de Albarquel, tatuagens de hena, workshops