cultura

Palmela recebe peça interativa que junta a narrativa teatral com tecnologia

“Futebol” apresentado pelo Teatro O Bando está em cena até ao dia 15 de maio, domingo, no Vale dos Barris.
Um conceito pouco comum.

A peça “Futebol” está em cena na Quinta do Teatro O Bando, no Vale dos Barris, em Palmela, de quinta feira a sábado, às 21 horas, e aos domingos às 17 horas, até ao dia 15 de maio, domingo. Esta é uma co-criação entre o Teatro O Bando, o Teatro de Montemuro e a Universidade de York, no Reino Unido.

Em cena apresentam-se dois universos aparentemente diferentes, mas com três elos em comum: o jogo, a paixão e a técnica. O espetáculo insere-se no projeto internacional Play On, que envolve nove companhias de vários países europeus e pretende explorar novas formas de contar histórias utilizando tecnologias.

O grande destaque deste evento cultural é o facto de a peça disponibilizar uma aplicação para o telemóvel, desenhada por Ben Kirman, membro do Digital Creativity Lab da Universidade de York, que é utilizada durante o espetáculo para alterar a narrativa teatral.

O que se pode esperar deste teatro é um jogo competitivo entre duas equipas em que a relação antropológica do ser humano com uma bola e o papel social e político do futebol moderno são as narrativas táticas em confronto. O público pode votar em tempo real através da aplicação nos jogadores que vão ocupar as posições teatrais em cena.

O cartaz do evento.

A dramaturgia parte de um livro de Álvaro Magalhães, “A História do Futebol”, que aborda o lado ancestral, filosófico e antropológico dos jogos com bola. A encenação é de João Neca e em palco juntam-se Eduardo Correia, Abel Duarte, Nylon Princeso e Fabian Bravo.

Outra das novidades é que, nos dias de espetáculo, a Quinta de Vale dos Barris, disponibiliza várias atividades no Teatro O Bando Sport Clube do Vale. Às quintas e sextas-feiras há jogos de setas e penalties, aos sábados há jogos de setas e torneio de matraquilhos (às 19 horas), e aos domingos há jogos de setas e um torneio de futebol (às 15 horas). Antes do espetáculo tem a oportunidade de jantar, mediante marcação. As refeições e os bilhetes para a peça podem ser reservados através do email bilheteira@nullobando.pt, ou do número de telemóvel 910 306 101.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA