cultura

Owen Wilson nunca quis conhecer a filha de 3 anos — a história mais obscura do ator

Ao longo dos anos têm havido vários apelos para que a atitude do ator com a pequena Lyla mude. Mas Wilson parece intransigente.
O ator tem 53 anos.

Aos 53 anos, Owen Wilson é um ator popular com uma carreira mais do que estabelecida em Hollywood. Tornou-se conhecido pelos filmes que fez com Wes Anderson, mas também pelas inúmeras comédias que protagonizou ao longo dos anos. Esta quinta-feira, 10 de fevereiro, chega uma nova história destas aos cinemas portugueses.

“Marry Me – Fica Comigo” é uma comédia romântica dirigida por Kat Coiro. A premissa é bastante simples. Um casal de estrelas da música pop, Kat Valdez e Bastian (interpretados por Jennifer Lopez e Maluma), estão prestes a casar-se perante fãs de todo o mundo.

Só que, poucos segundos antes de dizer o “sim”, Kat descobre que Bastian lhe foi infiel. Por isso, em vez de manter os planos, decide casar-se com Charlie, um estranho que estava no meio da multidão. Charlie é a personagem de Owen Wilson.

Natural do estado do Texas, Wilson cresceu numa família ligada à criatividade. A mãe era fotógrafa, o pai trabalhava na área da publicidade e da televisão. Os irmãos, Andrew e Luke Wilson, também são atores. 

Owen Wilson especializou-se em papéis familiares, ao fazer filmes como “Marley & Eu”, “À Noite no Museu”, “Carros”, “Os Fura-Casamentos”, “Eu, Tu e o Emplastro” ou “Meia-Noite em Paris”, entre tantos outros. Muitas vezes interpreta personagens bondosas, quase ingénuas. Por isso mesmo, muitos fãs que não conhecem a sua vida pessoal presumem que é um tipo com uma família convencional.

Não é bem assim. Owen Wilson tem três filhos, mas fruto de três relações distintas — sempre foi pai solteiro. Aparenta ter relações saudáveis e normais com os dois filhos mais velhos, mas não tem qualquer ligação à filha mais nova, Lyla, que nunca sequer conheceu.

https://www.instagram.com/p/BzD-cspheXk/

“A Lyla precisa de um pai. É irónico como [Owen Wilson] continua a ter estes papéis de pai, e nunca sequer conheceu a sua filha”, disse em declarações ao “The Daily Mail” Varunie Vongsvirates, a mãe de Lyla, que teve uma relação de cerca de cinco anos com o ator.

Lyla Aranya Wilson nasceu em outubro de 2018. Alegadamente, de acordo com fontes que falaram com órgãos de comunicação social, Varunie Vongsvirates contou ao ator que tinha engravidado no início da gestação. O ator não quereria mais filhos e os dois terminaram repentinamente a relação.

O caso foi discutido em tribunal. Owen Wilson terá abdicado dos seus direitos de visita e custódia — não tendo qualquer intenção de manter uma relação com a filha — mas cumpre escrupulosamente as suas obrigações. Vários meios de comunicação ao longo dos anos noticiaram que Owen Wilson paga cerca de 25 mil dólares (o equivalente a 21 mil euros) por mês para ajudar nas despesas de Lyla. Inclusive, já terá feito pagamentos adicionais para despesas extraordinárias. Antes deste processo, o ator fez um teste de paternidade, que terá assegurado que era o pai de Lyla. E as semelhanças físicas entre os dois são evidentes.

“Ele ajuda financeiramente, mas isto nunca foi sobre isso”, garante Varunie Vongsvirates, que tem feito vários apelos públicos para que o pai de Lyla se envolva na sua vida. “Devias ver a tua filha, ela é incrível, estás mesmo a perder isto. E parece-se muito contigo.”

Contudo, Owen Wilson nunca terá, por alguma razão, tido qualquer vontade de conhecer a filha. O ator nunca falou publicamente sobre Lyla, e não costuma falar da sua vida privada. Vários fãs especulam que possa ter a ver com os problemas de saúde mental que Owen Wilson teve no passado — o ator chegou, inclusive, a tentar cometer suicídio em 2007, quando sofreu de uma grave depressão que o fez desistir de participar no filme “Tempestade Tropical”.

Curiosamente, Owen Wilson já deu várias entrevistas onde fala abertamente dos seus dois filhos mais velhos. Robert, com dez anos, tem até este nome em homenagem ao pai de Owen Wilson. É o filho do ator com Jade Duell, namorada de quem se separou no ano em que o filho nasceu.

O outro filho, de sete anos, chama-se Finn. É o filho de Wilson com a instrutora de fitness Caroline Lindqvist, que na altura estava casada, embora — alegadamente — em processo de divórcio. Ou seja, Owen Wilson nunca criou um filho enquanto estava numa relação com a respetiva mãe. Mas manteve relações amistosas com Jane Duell e Caroline Lindqvist.

O ator já comentou que os dois filhos se dão bastante bem — aliás, foi com Owen Wilson que Robert e Finn passaram um dos períodos de confinamento durante a pandemia. 

Ao longo dos anos, vários fãs do ator têm comentado nas redes sociais sobre o assunto, apelando a Owen Wilson que comece uma relação com a filha Lyla.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA