cultura

O programa Cultura em Movimento está de volta com mais de 50 eventos na cidade

Até ao final de agosto há eventos de cinema, música e gastronomia ao ar livre.
Conheça os detalhes desta edição.

Por causa da pandemia, os equipamentos municipais da cidade estiveram fechados vários meses e a funcionar apenas com uma programação online. Com a fase de desconfinamento, os espaços reabriram, mas com regras apertadas de higiene e segurança. 

Porém, sabemos que assistir a uma peça de teatro ou a um filme num sala escura, com a máscara não é o cenário mais tentador. Por essa razão, a grande aposta deste verão são os eventos ao ar livre. 

E é exatamente essa a proposta da segunda edição do Cultura em Movimento, que traz à cidade mais de 50 eventos de cinema, teatro, música, dança, exposições, literatura, fotografia e gastronomia ao ar livre, até ao final de agosto.

Os espetáculos do programa, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, são quase todos de entrada gratuita e decorrem em espaços ao ar livre, com destaque para a Praça de Bocage, Baixa, centro histórico, zona ribeirinha, Auditório José Afonso, A Gráfica, Casa do Largo e Moinho de Maré da Mourisca. 

Entre os destaques na área cinematográfica está o ciclo “Cinema na Rua”, com várias sessões gratuitas, até 27 de agosto, às 21h30, em vários pontos do concelho, numa organização conjunta do município, Associação 50 Cuts e juntas de freguesia.

“Sherlock Jr” e “A corrida”, “O Armazém”, “O Balão Vermelho” e “O Mal-humorado” são algumas das produções do cartaz. Integrada no “Cinema na Rua”, o Pátio do Dimas da Casa da Cultura recebe a sexta edição de Curtas e Caipirinhas, mostra de curtas-metragens de realizadores portugueses. 

No caso do ciclo “Música na Rua”, a decorrer em agosto, às 21 horas, junto à Casa da Cultura ou no Pátio do Dimas, vão estar presentes André Júlio Turquesa “Orgônio”, a 7, Senza, a 21, Quarteto Eduardo Cardinho, a 27, e Não Simão, a 28. 

Há ainda concertos de Maria Casal & Et Toi Michel, Quarteto João Mortágua, A Incerteza do Trio Certo, Monday, Luís Vicente com Yedo Gibson, Gonçalo Almeida e João Valinho, RAN e NOA e João Espadinha Trio.

O programa conta igualmente com exposições de entrada gratuita. “No Plural”, mostra coletiva de jovens artistas, fica patente até 25 de julho, na Casa do Largo. O mesmo espaço acolhe, entre 7 e 29 de agosto, a exposição “XVI Meia Maratona Fotográfica”, com fotografias dos vencedores do concurso setubalense.

Doçaria, licores, pão, queijos, conservas e produtos hortofrutícolas são as principais atrações do Mercadinho Agrotaste, a realizar no dia 4 de julho, entre as 9 e as 19h30 no Moinho de Maré da Mourisca, no âmbito da segunda edição do Cultura em Movimento.

A MAPS – Mostra de Artes Performativas de Setúbal, o Festival Internacional de Teatro de Setúbal e o Fado em Setúbal também fazem parte da programação do Cultura em Movimento.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA