cultura

O Forte de Albarquel vai receber espetáculos gratuitos este verão

Até setembro estão previstos concertos, palestras e sessões literárias. Conheça o programa completo.
O renovado equipamento reabriu a 10 de julho.

Depois de vários anos ao abandono, o Forte de Albarquel reabriu ao público a 10 de julho como novo centro cultural e educativo do concelho de Setúbal. Além da componente museológica e expositiva, através da instalação de um núcleo dirigido aos cidadãos em geral e alunos dos vários níveis de ensino, o equipamento militar também vai servir para receber eventos de pequena dimensão. 

A programação cultural de estreia já foi revelada pela Câmara Municipal de Setúbal e inclui espetáculos musicais, sessões literárias e palestras. Ao todo, entre os meses de julho e setembro, vão decorrer várias atividades, de entrada livre, sempre com início às 20h30. 

A próxima atuação está marcada para este sábado, 31 de julho, com o dueto Bossa Alibi, composto por Renato Sousa e João Santos, a levar os ritmos do lounge jazz à antiga fortaleza militar no “Bossa Alibi Noites de Bossa Nova”.

No dia 7 de agosto, sábado, há um novo concerto com os Port do Soul, projeto de Acácio Barradas (guitarra portuguesa) e Warren Cahill (guitarra acústica), nascido nas ruas de Lisboa e marcado pela fusão entre o fado e a música folk.

No sábado seguinte, dia 14, há declamação de poesia no forte com Isabel Bastos Nunes e convidados, e, a 21, a música regressa com um concerto pela cantora cabo-verdiana Ana Firmino.

A programação de agosto termina a 28, com um espetáculo do cantor Rui Drumond, que representou Portugal no Festival da Eurovisão em 2005 e venceu a segunda edição do programa televisivo “The Voice Portugal”.

Em setembro, no dia 4, está previsto um concerto de Rogério Charraz, seguindo-se no dia 11, a palestra “Como a fotografia influenciou a nossa vida”, conduzida pelo presidente da Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, Francisco Borba.

No dia 18, o presidente da Confederação Portuguesa de Voluntariado, Eugénio Fonseca, partilha histórias e experiências de vida, num encontro do ciclo A Casa da Poesia ConVida, dinamizada pela Casa da Poesia.

A 24, o escritor João Tordo apresenta o livro “Águas Passadas” e, a 25, o Ensemble Juvenil de Setúbal dá início a uma nova temporada musical com um ensaio aberto ao público.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA