cultura
ROCKWATTLET'S ROCK

cultura

O fim de uma era. “Ridiculousness” é cancelada após 46 temporadas

Tornou-se num dos formatos mais vistos nos EUA e tomou conta da grelha da MTV. Os últimos episódios estreiam em 2026.

Há duas décadas, se o zapping nos levasse até à MTV, o mais provável era encontrarmos um videoclipe musical a passar. Hoje em dia, com o desaparecimento dos canais de música, ditam as probabilidades que encontrará mais um episódio de “Ridiculousness”.

Em breve, o cenário poderá ser outro. O programa de humor sobre “os vídeos virais mais insanos, inacreditáveis e perigosos da internet” foi cancelado após 46 temporadas, anunciou a revista “Variety”, esta sexta-feira, 31 de outubro. Foram mais de 14 anos no ar.

O público ainda pode contar com novos episódios, conduzidos por Rob Dyrdek, em 2026. Até lá, o canal vai estrear alguns capítulos inéditos que já foram gravados. No entanto, a 46.ª temporada vai mesmo marcar o final da série.

Segundo uma fonte do canal, a decisão surge num momento em que a MTV procura manter “uma seleção de conteúdo mais criteriosa”, que represente “diferentes vozes criativas” e uma “programação renovada”, cita a mesma publicação.

Com quase dois mil episódios, “Ridiculousness” é uma das séries com maior longevidade em televisão. Em junho de 2020, das 168 horas de transmissão semanal, 113 foram ocupadas com episódios novos e repetidos do programa, apontam os dados da “Variety”.

O original da MTV foi para o ar em 2011, criado e apresentado por Rob Dyrdek, até então mais conhecido por ser um skateboarder profissional e gravitar em torno do largo universo de caras que rodeiam a equipa de Jackass. 

O conceito é simples: Dyrdek junta-se a dois convidados e a uma plateia ao vivo e, em conjunto, assistem a vídeos engraçados e chocantes retirados da Internet. A cada episódio, há um convidado especial que se junta aos comentadores fixos, inicialmente eram Steelo Brim e Chanel West Coast. 

O formato não fez apenas sucesso nos Estados Unidos. Brilhou nas grelhas dos canais MTV por todo o mundo e deu origem a edições nacionais no Chile, França, Espanha e Polónia. Em 2017, Dyrdek resolveu expandir o universo de “Ridiculousness” e criou “Amazingness”, um concurso de talentos que teve vida curta, com apenas uma temporada de oito episódios.

Seguiram-se mais três spin-offs. No final de 2020, estreou “Deliciousness”, com vídeos relacionados com comida e, em 2021, nasceu “Adorableness”. Mais uma vez, o mesmo formato, mas centrado em vídeos fofinhos. “Messyness” é o último spin off, lançado no verão de 2021, que apostou fortemente na habilidade dos convidados em misturarem as suas próprias histórias com os conteúdos. 

ARTIGOS RECOMENDADOS