Na primeira aventura de Harrison Ford no papel do aventureiro Indiana Jones, o famoso e corajoso arqueólogo é contratado pelo governo, em 1936, para encontrar a Arca Perdida, antes que vá parar às mãos erradas e os nazis fiquem com poderes incalculáveis. Se quiser recordar este clássico, pode fazê-lo no Fórum Municipal Luísa Todi, onde dezenas de filmes com mais de 40 anos e que integram a coleção do antigo cineasta e crítico cinematográfico Lauro António, vão ser exibidos.
A masterclass, dedicada ao cinema norte-americano, é de entrada gratuita e decorre sempre à segunda-feira, às 21 horas. O destaque de agosto vai para a produção “Os Salteadores da Arca Perdida”, de Steven Spielberg, exibido dia 12.
“Poderia ter optado por selecionar apenas obras-primas ou os filmes de excecional qualidade desse período. Seria uma masterclass muito próxima de ‘filmes que eu amo’, mas não muito representativa dos anos 80″, deixou escrito Lauro António, falecido em 2022, a propósito do novo ciclo cinematográfico.
O antigo cineasta e crítico cinematográfico disse ainda que preferiu optar “por selecionar ícones dos anos 80, filmes de qualidade evidente, mas muitos deles longe de serem obras extraordinárias. Algumas comédias, filmes de terror ou fantásticos, filmes de aventuras que são a essência do cinema americano dos anos 80”.
Lauro António nasceu em 1942 e morreu em fevereiro deste ano. Além de realizador, foi programador, professor, encenador, diretor e jurado de festivais de cinema. Foi ainda um dos fundadores do Festival Internacional de Cinema de Troia, em Setúbal, e um dos mais profissionais mais aclamados pela crítica.
Já que estamos a falar de cinema, carregue na galeria para conhecer as estreias de agosto nas plataformas de streaming.