cultura

O bairro de Troino tem uma estação de metro (mas não é como as outras)

Chama-se Troino Central Station, fica num dos bairros típicos setubalenses e funciona como estação de trabalho, cultura e lazer.

Há uma nova estação em Setúbal. Chama-se Troino Central Station e é um projeto inovador, baseado num conceito de co-working, com uma componente de lifestyle associada. Neste espaço, existem vários serviços que vão dar apoio à vida profissional, social e de lazer das pessoas. O Troino Central Station é uma estação de trabalho, cultura e lazer com várias valências, como galeria de exposições de pintura e fotografia, mobilidade (aluguer de bicicletas), workshops, formações e eventos, relocation, ticket line, office, cacifos, co-working, net-working e lifestyle shop. O espaço foi fundado pelos quatro amigos Maria Mendes, Paulo Mendes, Bárbara Reis e Pedro Mendes.

“Ao nível da mobilidade, temos o aluguer de bicicletas, porque queremos aproveitar o facto de a cidade ser plana. Depois também verificámos que não existia aluguer de cacifos e criámos esse serviço. Por exemplo, a ideia é que alguém que queira vir trabalhar possa agarrar numa bicicleta, guardar as suas coisas no cacifo e depois no fim do dia ir à praia ou ao ginásio”, explica à New in Setúbal, Maria Mendes, uma das responsáveis pelo projeto e que viu neste bairro típico de Setúbal uma boa oportunidade de negócio. “Vimos esta loja, que estava fechada há algum tempo, com um preço acessível, um espaço grande e como sabemos que este bairro vai sofrer transformações, quisemos apostar nele”, sublinha.

Dentro das valências do espaço, o co-working e o net-working assumem um lugar de destaque: “numa agenda de trabalho também têm de haver momentos de lazer e este espaço serve para lazer depois de um dia de trabalho. A pessoa pode vir, senta-se aqui três horas ou uma hora a ler os seus e-mails de uma forma mais descontraída, a beber um chá ou a comer uma tarte e até pode conhecer outras pessoas, que também estejam a fazer net-working”.

Quem visita a estação pode comprar bilhetes para espetáculos, alugar o espaço para eventos, tirar fotocópias ou comprar produtos biológicos na lifestyle shop

A relocation é outra componente em desenvolvimento e vai servir de apoio ao turista, que queira vir viver para Setúbal. “Vamos ajudar na procura de casa, emprego, infantário dos filhos, esse tipo de coisas”, adiantou Maria.

Quem visita a estação pode também comprar bilhetes para espetáculos, alugar o espaço para eventos, tirar fotocópias, comprar produtos biológicos na lifestyle shop, como os sumos com 0% de açúcares, ver exposições de pintura e fotografia e participar em workshops e formações. Orientado por Victor Gaspar, último alfaiate de Setúbal, o próximo é já no dia 29 de julho, entre as 10h e as 12h30, com o custo de 60€.

Inspirada numa estação de metro, a decoração começou a ser pensada desde fevereiro por Bárbara Reis, decoradora do espaço. “A nossa ideia seria fazer algo industrial, diferente e ao mesmo tempo natural. Começámos a construir tudo do zero, andámos em ferros velhos, comprámos coisas ao quilo transformadas e recicladas”, contou Bárbara.

“A experiência é semelhante a uma estação de metro. Estamos a entrar naquela confusão urbana, mas ao mesmo tempo, temos aqui a serra perto, produtos biológicos e ao entrarmos termos logo vegetação à nossa frente, dá-nos aquele ar de descontração e equilíbrio no meio do stress do metro”.

Além do público nacional, o Troino Central Station inaugurado há um mês e meio tem recebido muitos turistas sobretudo espanhóis, franceses, ingleses e emigrantes. “Não existia nada do género, em Setúbal e as pessoas estão a aderir à ideia, dizem que fomos arrojados. Acho que temos que começar por algum lado e depois vai por influência”.

Apesar da adesão do público, Maria considera que ainda há pouca informação sobre o bairro. “Ninguém conhece o Bairro de Troino, deviam dizer aos setubalenses o que é e que Setúbal não é só a Avenida Luísa Todi. O que nos contaram é que este bairro se vai tornar a ‘Alfama de Setúbal’. Temos amigos nossos de outros negócios, que estão a procurar espaços para alugar aqui. Isto vai ser tudo restaurado e vai tornar-se o bairro da moda de Setúbal”.

tags: Bairro de Troino, novidade nis, Troino Central Station

localização, contactos e horários

morada
  • Troino Central Station [ver mapa]
    Rua Fran Pacheco, 59
    2900-227 Setúbal
site e redes sociais