cultura

Nestas visitas guiadas vai ficar a conhecer tudo sobre o Castelo de Palmela

São grátis e acontecem nos dias 2 e 23 de novembro. Só precisa de se inscrever.
As sessões são limitadas a 15 participantes.

Se sempre quis conhecer melhor os recantos do Castelo de Palmela e o centro histórico da vila, vai ter essa oportunidade única nos próximos dias 2 e 23 de novembro. As atividades são gratuitas e organizadas pela Câmara Municipal de Palmela.

A visita guiada ao Castelo de Palmela, monumento nacional e antiga sede da Ordem de Santiago, com ponto de encontro junto à Igreja de Santiago está marcada para as 10 horas. À tarde, a partir das 14h30, os participantes vão percorrer o centro histórico da vila. A concentração é junto ao Chafariz de D. Maria I, passando por jardins, miradouros típicos e edifícios com interesse patrimonial. Os horários das sessões são os mesmos nos dois dias. 

As visitas, com duração de uma hora e meia, são orientadas por um voluntário do Museu Municipal de Palmela. As inscrições, limitadas a 15 pessoas em cada um dos dias devem ser feitas até ao meio-dia dois dias antes de cada visita, através do email patrimonio.cultural@nullcm-palmela.pt ou do número 212 336 640.

Tal como a New in Setúbal avançou na notícia publicada a 26 de junho deste ano, as encostas do Castelo de Palmela sofreram obras de sustentação para evitar derrocadas no futuro. O objetivo da intervenção foi valorizar o património natural e cultural da área envolvente.

Mas o mais incrível, é que, ao longo dos trabalhos, foram feitas várias escavações arqueológicas junto à antiga piscina, que podem alterar a história do Castelo e os registos da ocupação humana na zona. Os dados recolhidos vão ser estudados pela equipa de arqueólogos e podem abrir novas linhas de investigação para as próximas décadas.

tags: Castelo de Palmela, centro histórico, inscrições, setúbal, visitas guiadas