cultura

Não confie no pai Joe no regresso de “Tu” — quem o diz é o ator protagonista

A série está de volta à Netflix com dez novos episódios. Joe e Love estão a mudar de vida — mas até que ponto?
Joe vai ser pai.

“Tu” está de volta à Netflix a partir desta sexta-feira, 15 de outubro, com dez novos episódios. E as coisas prometem mudar na narrativa da série baseada nos livros de Caroline Kepnes. Joe planeava matar Love, mas depois de ela revelar que estava grávida, mudou de ideias.

Agora, a história recomeça quando o casal se muda para uma zona típica de subúrbios de Los Angeles. Os dois têm um filho e isso pode alterar a dinâmica que têm — mas o ator Penn Badgley, que interpreta Joe, pede aos fãs para não confiarem muito na sua personagem.

“O Joe está sempre a fazer parecer que mudou, o que significa que de algumas formas a série vai retratá-lo a mudar, porque a série é contada da perspetiva dele, que é um narrador não confiável. Por isso há aparentes mudanças, mas não é realmente fundamental. Ele vive noutro sítio, as suas roupas mudaram um pouco, ele tem de tomar conta de uma pequena criatura, mas não sei se ele mudou assim tanto”, disse em declarações à revista “Entertainment Weekly”.

E acrescentou à “TVLine” sobre a parentalidade da personagem: “Ele tem isso dentro dele, é um ser humano? Será possível? Claro. E se há algo que pode mudar uma pessoa, é a parentalidade. Mas não sei se o Joe consegue ou pode mudar”.

Ou seja, apesar de ter demonstrado que queria mudar — que queria ser uma pessoa melhor para o seu filho e mulher — isso poderá nunca acontecer realmente. Se no início da temporada vamos ver Joe e Love a passar pelas alegrias (e também dores de cabeça) de serem pais de um bebé, rapidamente vai haver novos desafios — sobretudo quando uma nova vizinha aparecer em cena e tornar-se no novo interesse de Joe.

Os subúrbios vão estar repletos de pessoas sorridentes e felizes que Joe vai considerar bastante irritantes — e apostamos que nem todos vão conseguir chegar vivos ao final da temporada. Além disso, vai haver coisas bizarras também a acontecer por trás daquelas vidas pacatas e ideais que muitos vizinhos projetam.

O casamento entre Joe e Love promete ser atribulado. No final da segunda temporada de “Tu”, descobriram coisas aterradoras um sobre o outro. “Acho que isso fá-la sentir que se pode relacionar com ele e abrir-se com ele”, diz a atriz Victoria Pedretti, que interpreta Love, à “Entertainment Weekly”. Mas Joe “não tem interesse em fazer isso”.

Aos olhos de Joe — personagem que tem uma evidente camada de hipocrisia — Love é agora um “monstro”. “A perceção dele sobre ela mudou definitivamente. Ele acha que ela é um monstro.”

À “TVLine”, Penn Badgley assume que as personagens “não são almas gémeas”. “Ele está com medo dela [no final da segunda temporada]. Basicamente, as coisas estão feitas para que na terceira temporada possam ser arqui-inimigos.”

Certo é que Love vai assumir uma maior preponderância no enredo. “É um equilíbrio interessante com esta série, porque grande parte dela está interessada em mostrar o mundo através da perspetiva deste homem. Ele é a nossa janela para o mundo, de uma forma muito mais direta do que noutras séries. Mas a intenção vai ser construí-la — o seu ponto de vista, os seus desejos, os seus problemas — de uma forma que a faz sentir tão realizada como o seu parceiro romântico problemático”, disse à “US Magazine” a responsável pela produção, Sera Gamble.

Love vai estar ainda a lidar com a perda devastadora do irmão. “Desestabiliza-la muito. Há um grande buraco na sua vida, e acho que ela se sente muito isolada no seu luto”, acrescentou Victoria Pedretti à “Entertainment Weekly”.

Carregue na galeria para conhecer outras novas séries (e temporadas) para ver nos próximos tempos.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA