cultura

“My Village” é o novo single do músico Tio Rex

O terceiro álbum de originais "Life, Love, Loss & Death" é lançado oficialmente a 22 de outubro.
O cantor nasceu em Azeitão. Foto: Marta Banza.

Chama-se Miguel Reis mas é conhecido, entre os setubalenses, por Tio Rex. O jovem, de 32 anos, cresceu na vila de Azeitão e praticou natação de competição no Clube Naval Setubalense quando era miúdo. Durante o liceu viveu a febre do metal core, porém, só quando foi estagiar para a Madeira é que começou a compor canções com influências do folk, escritas em português e inglês.

Em palco apresenta-se com uma voz grave e composições originais de guitarra acústica. Em 2012, Tio Rex iniciou a construção da sua discografia, composta por “Tio Rex” EP (2012), “Preaching to a Choir Friends and Family” (2013) “5 Monstros” EP (2014), “Ensaio Sobre a Harmonia” (2015) e “5 Tragedies” EP (2018).

No final de 2019, Tio Rex voltou a estúdio para produzir o seu terceiro álbum de originais, “Life, Love, Loss & Death”. Depois de ter sido divulgado, em junho, o single de avanço “The DecaDance”, o álbum “Life, Love, Loss & Death” vai ser lançado oficialmente, no dia 22 de outubro, sexta-feira, em todas as plataformas digitais e em formato físico.

Antes disso, o cantautor apresentou mais o single: “My Village”. Segundo o músico, “esta é uma canção folk focada maioritariamente na guitarra acústica e no banjo e expandida por arranjos de trompete, apresentado-se como uma ode à aceitação”.

O lyric video para o single foi captado e editado por Marta Banza com imagens recolhidas em Azeitão, vila onde o cantautor cresceu e viveu durante 28 anos. O single “My Village” conta com voz, guitarra acústica e banjo de Tio Rex, guitarra eléctrica de Sérgio Mendes (Hands on Approach, João Pedro Pais, A garota não), baixo de Bernardo Pacheco Pereira (D’Alva, Suave), bateria de Diogo Sousa (Moullinex, quartoquarto), vozes secundárias de Marta Banza (Museum Museum) e trompete de Ivo Rodrigues (Loosense).

Composto por 11 temas e produzido ao longo dos últimos dois anos por Sérgio Mendes e pelo próprio Tio Rex, o álbum “Life, Love, Loss & Death” conta com a participação de 13 músicos e convida a uma viagem entre sonoridades folk e rock. O artwork original do disco é da autoria do artista plástico Ricardo Guerreiro Campos e a edição terá o selo da Cidade Fantasma.

Além das plataformas digitais, a apresentação do novo álbum de originais do cantautor setubalense está marcada para o próximo dia 20 de novembro, sábado, no Fórum Municipal Luísa Todi. Esta será a grande estreia de Tio Rex no auditório municipal da cidade.

O espetáculo começa às 21 horas e conta com a participação de Sérgio Mendes (Hands on Approach, A Garota Não), Bernardo Pacheco Pereira (D’Alva, Suave), Diogo Sousa (Moullinex, quartoquarto), Marta Banza (Museum Museum) e dos convidados Fast Eddie Nelson, Zé Miguel Zambujo e Ivo Rodrigues (Loosense), Nuno Carpinteiro, Vitor Coimbra (Mazgani) e Conrad Harvey.

Os bilhetes custam 8€ e já estão disponíveis na bilheteira online e no Fórum Municipal Luísa Todi.

Leia também a entrevista completa que Tio Rex deu à New in Setúbal a propósito do lançamento do single de avanço “The DecaDance”, um dos temas do novo álbum “Life, Love, Loss & Death”.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA