cultura

Miguel Candeias é o vencedor do Concurso de Fado de Setúbal

Os resultados foram revelados esta quarta-feira, 20 de janeiro.
O concurso decorreu em formato online.

Tal como a New in Setúbal já tinha noticiado, este ano, o grande Concurso de Fado de Setúbal decorreu em formato online por causa da pandemia de Covid-19. Depois da votação do público e do júri, esta quarta-feira, 20 de janeiro, foi revelado o vencedor. 

O jovem Miguel Candeias, de 24 anos, conquistou o primeiro lugar nesta 12.ª edição com a interpretação do tema “Apelo (Fado Perseguição)”, de António Zambujo, alcançando 778 votos. 

Apesar dos constrangimentos, que são inevitáveis, só tenho a dizer bem e muito bem. Desde a excelente organização ao envolvimento e palavras de apoio do júri”, sublinhou Miguel Candeias, que foi acompanhado por Pedro Ferreira (guitarra) e Bruno Brás (viola).

Miguel nasceu em Lisboa, em 1996. A paixão pelo fado surgiu por influência do seu avô, o fadista e intérprete português António Félix. “Cresci a ouvi-lo cantar. Ficava fascinado, apaixonado. Costumo dizer que o fado e o teatro são os sextos e sétimos dedos da minha mão. Ninguém os vê mas, se os cortarem, a dor seria a mesma de um dedo verdadeiro”, diz.

Além de receber um prémio no valor de 400€, o jovem vai ter a oportunidade de atuar num concerto a realizar em Setúbal, com data e local ainda por definir.

Joana Camões, com o tema “Maldição”, Sara Ferreira, com “Rosa Caída”, Carolina Gomes, com “Poeira, que Vai ao Vento”, Mafalda Vasques, com “Saudade, Silêncio e Sombra”, Carolina Mendes, com “Meu Amor Marinheiro”, Bruna Duarte, com o tema “Saudades do Brasil em Portugal”, Ândria Nunes, com “Chuva”, e Amabélio Pereira, com “Noite” foram os fadistas finalistas desta edição.

Veja a atuação do vencedor do concurso. 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA