cultura

Marchas Populares regressam a Setúbal com novo tema inspirado nas salinas

A edição deste ano abre com o desfile de apresentação, no dia 14 de junho, na Avenida Luísa Todi.
Festividades decorrem até 21 de junho.

O primeiro concurso de desfile das Marchas Populares de Setúbal remonta a 1936, apesar de os festejos dos Santos Populares serem ainda mais antigos. Esta tradição, celebrada anualmente pelo munícipio, regressa no mês de junho, para encher as ruas de música e animação. 

“São as marchas que envolvem o maior número de pessoas em termos de idade e do ponto de vista social”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, na apresentação do programa deste ano das Marchas Populares. O evento, realizado no Espaço Multiusos da Praça de Bocage, com a presença do vereador da cultura, Pedro Pina, do autor da letra e da música da Grande Marcha, Carlos Pinto, e do presidente do júri, Rui David.

Este ano, as coletividades participantes no concurso são o Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, a Associação ACTS — Companhia de Teatro de Setúbal, o Grupo Desportivo Independente, a União Desportiva e Recreativa das Pontes, a ARPISS — Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos S. Sebastião, o Núcleo de Bicross de Setúbal, o Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça e o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, vencedor da edição de 2024.

“Setúbal das Salinas” é o tema deste ano, numa organização da Câmara Municipal, com os apoios das juntas de freguesia de Azeitão e de São Sebastião. O objetivo passa por celebrar “as raízes da história e a memória setubalenses”, explicou André Martins.

Como dita a tradição setubalense, as Marchas Populares vão começar a um sábado, no dia 14 de junho, às 20 horas, com o desfile de apresentação, na Avenida Luísa Todi. Vai abrir com as exibições extraconcurso da Marcha Honorária da APPACDM de Setúbal, assim como das marchas infantis das coletividades “Os 13”, do Bairro Santos Nicolau, e Ídolos da Praça e da Associação de Pais da Escola Básica da Brejoeira, seguindo-se os oito grupos concorrentes.

Inês Pereira, “Madrinha das Madrinhas”, canta a Grande Marcha “Setúbal das Salinas”, com letra e música de Carlos Pinto, que é interpretada por todos os grupos participantes.

 

Os dias 20 e 21 de junho, às 21h00, são reservados aos desfiles de competição no Pavilhão Municipal das Manteigadas, com bilhetes à venda no Fórum Municipal Luísa Todi em data a anunciar em breve pelo munícipio. Na primeira noite desfilam as crianças do Grupo Desportivo Setubalense “Os 13” e do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, assim como as marchas de “Os 13”, da Associação ACTS, do Grupo Desportivo Independente, da União Desportiva e Recreativa das Pontes e do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau.

A APPACDM, as marchas infantis do Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça e da Associação de Pais da Escola Básica da Brejoeira, bem como o Núcleo de Bicross de Setúbal, o Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça e a ARPISS marcham a 21.

Os resultados são divulgados pela Câmara Municipal de Setúbal após deliberação do júri, composto por Rui David (presidente), Marta Coutinho (coreografia), Orlando Caldeira (música), José Raposo (letra), Paula Moita (cenografia) e Sara Rodrigues (figurino). A entrega de prémios está agendada para o dia 29 de junho, às 20h30, no Forte de Albarquel.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA