cultura

Luísa Todi é homenageada como autora do mês de janeiro. Completava 272 anos

Parte da obra e vida da cantora setubalense está patente na Biblioteca Municipal de Setúbal até dia 31. A entrada é livre.
Uma referência na cidade.

Luísa Todi nasceu no dia 9 de janeiro de 1753, em Setúbal, e foi uma das artistas mais reconhecidas pelo seu talento da música erudita dos séculos XVIII e XIX. Percorreu o mundo e elevou o nome da sua cidade além-fronteiras. Morreu aos 80 anos, no dia 1 de outubro de 1833, mas deixou um legado, uma história e um percurso memorável.

Para celebrar a sua vida e obra, a Câmara Municipal decidiu atribuir o título de “Autor do Mês” à cantora lírica setubalense. Nesse sentido, até dia 31 de janeiro, vai poder ver uma exposição na Biblioteca Municipal, que “agrega perto de duas dezenas de livros de autores que escreveram sobre Luísa Todi”, explica a organização.

Apesar de ter nascido na cidade sadina, a cantora mostrou o seu talento em várias partes do mundo. Mudou-se para Lisboa após o terramoto de 1755, quando o pai, Manuel José de Aguiar, começou a trabalhar como copista para o Teatro do Conde de Soure, situado junto do Bairro Alto, no qual as suas filhas tinham contratos para atuações.

Em 1768, começou a carreira como atriz cómica no “Tartufo”, de Molière, dedicando-se ao canto após o casamento, em 1769, com o violinista e compositor Francesco Todi. A exposição “Autor do Mês — Luísa Todi” pode ser visitada gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 9 às 19, e ao sábado, a partir das 14 horas.

Recorde-se que, ao longo do ano, muitos outros nomes do panorama artístico português — em especial escritores e poetas — foram homenageados, incluindo Sebastião da Gama. 

Já que estamos a falar de cultura, carregue na galeria para conhecer a programação completa do mês de janeiro do Fórum Municipal Luísa Todi. 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA