cultura

Há um novo livro de memórias sobre os bairros típicos de Setúbal

“Caminhos com História-Memórias dos Bairros dos Pescadores e do Grito do Povo” é lançado esta terça-feira, 14 de setembro.
Dois dos bairros mais famosos da cidade.

Setúbal é um dos concelhos históricos do País e também o que tem maior tradição bairrista. Por exemplo, tal como o nome indica, era no Bairro dos Pescadores que viviam a maioria dos homens do mar e as trabalhadoras da indústria conserveira da cidade. 

Com o objetivo de revelar as memórias desse bairro, a Câmara Municipal de Setúbal vai lançar o livro “Caminhos com História-Memórias dos Bairros dos Pescadores e do Grito do Povo”. A obra conta com textos da socióloga Joana Iglésias Amorim, da antropóloga Vanessa Iglésias Amorim e 16 relatos de mulheres e homens.

A apresentação oficial está marcada para esta terça-feira, 14 de setembro, às 18h30, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, em Setúbal, no âmbito das Comemorações Bocagianas.

O livro é o resultado da recolha de testemunhos do Grupo das Oficinas Colaborativas. O projeto da autarquia realizado no território da Anunciada inclui espaços de aprendizagem coletiva, num conjunto de bairros tradicionais.

O prefácio é da socióloga Maria João Freitas e os quatro capítulos exploram memórias, percursos de vida e saberes curiosos de moradores de dois bairros emblemáticos da cidade de Setúbal, os bairros dos Pescadores e do Grito do Povo.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA