cultura

Livraria Culsete reabriu, está mais moderna e tem muitas novidades

O conhecido espaço da cultura setubalense abriu esta terça-feira, 23 de abril com um conceito renovado e mais alternativo.
A oferta de livros aumentou.

A mítica livraria Culsete, na Avenida 22 de Dezembro está de volta. Um dos espaços mais conhecidos da cultura setubalense reabriu esta terça-feira, 23 de abril, Dia Mundial do Livro. A livraria tem 46 anos de história.

O negócio foi fundado em 1973 por Manuel e Fátima Medeiros e tornou-se numa das livrarias mais tradicionais de Setúbal. Há cerca de três anos passou para as mãos de outros proprietários. Atualmente, Rita Siborro, 44 anos, formada em Psicologia e Raul Reis, 45 anos, ligado ao design e comunicação decidiram pegar no legado antigo e redesenhar o conceito da marca.

O espaço e o gosto pela leitura estão no imaginário do casal desde miúdos. “Temos uma grande ligação emocional. Quando éramos pequenos vínhamos aqui comprar sobretudo livros e material escolar”, conta à New in Setúbal, Raul Reis.

O objetivo de Rita e Raul é atualizar o conceito da Culsete, mantendo a componente principal da venda de livros, mas juntando outras valências, como oficinas, workshops de escrita e fotografia, eventos com escritores e atividades para os miúdos. O espaço vai funcionar também como galeria de exposições temporárias de fotografia e ilustração.

A livraria, de 120 metros quadrados foi totalmente reorganizada e a decoração baseou-se no reaproveitamento de alguns dos materiais da loja original, como os bancos, estantes e mesa de madeira. Os proprietários dividiram o espaço em várias áreas distintas.

Para começar, criaram a “community table”, uma mesa central em madeira, onde as pessoas podem ler e partilhar ideias entre si ao estilo de uma tertúlia literária. Também há uma área para os miúdos, a zona das exposições temporárias e dos destaques do mês.

Uma das novidades é o lançamento de uma linha própria de estacionários (cadernos, blocos, canetas, sacos), através da reciclagem dos materiais antigos, dando-lhes uma nova vida. Em paralelo também foram criados alguns produtos de merchandising da Culsete produzidos artesanalmente por artistas nacionais.

Além da oferta habitual de uma livraria generalista, com uma aposta forte nos romances, poesia, literatura, história, infanto-juvenil foi acrescentada a secção de design, arquitetura, fotografia e novas tendências para dar visibilidade a editoras internacionais mais alternativas.

E ainda reforçada a temática de banda desenhada e novelas gráficas. “A nossa ideia é sermos diferentes das grandes cadeias de livrarias e apostar em editoras menos conhecidas e nos autores e criativos locais”, explica Rita Siborro. A livraria já está a funcionar, mas haverá um evento oficial de lançamento em maio. No futuro, o objetivo é a organização de performances/concertos no espaço. 

Carregue na imagem para conhecer o interior da livraria.

tags: Avenida 22 de Dezembro, Culsete, estacionários, livraria, novidade nis, reabertura

localização, contactos e horários

morada
  • Culsete [ver mapa]
    Avenida 22 de Dezembro, 23 A-B
    2900-670 Setúbal
site e redes sociais
horários
  • Terça a sábado
  • Das: 10:00
  • Às: 13:00
  • Das: 15:00
  • Às: 19:00

outros artigos de cultura

mais histórias de Setúbal