cultura

Já pode fazer visitas guiadas à Câmara Municipal

Todos os sábados, até 29 de setembro, há visitas ao edifício dos Paços do Concelho, na Praça do Bocage. A entrada é gratuita.

Se sempre teve curiosidade em conhecer o interior do edifício da Câmara Municipal de Setúbal, agora tem a oportunidade de o fazer.  Até 29 de setembro há visitas guiadas ao edifício dos Paços do Concelho todos os sábados, entre as 10 horas e as 13 horas. A entrada é gratuita e tudo o que precisa de fazer é aparecer.

Nas visitas, vai ficar a conhecer as salas de sessões do município, o salão nobre, a loja Coisas de Setúbal, e o arquivo. O salão nobre, no primeiro piso, conta a história das grandes personalidades do município, através de uma obra de arte de Luciano dos Santos. No último piso, no sótão, fica o arquivo municipal que reúne toda a atividade da autarquia. A sua grande dimensão obrigou a que o espólio constituído entre 1910 e 1949 fosse transferido para o Arquivo Distrital das Manteigadas.

Inaugurada em 2010, a propósito das comemorações dos 150 anos da elevação de Setúbal a cidade, a sala do município mostra cerca de 50 presidentes da autarquia, desde 1733 até à atualidade, que contribuíram para a construção biográfica da identidade setubalense.

E porque a cultura setubalense também se faz de saberes e sabores, na loja Coisas de Setúbal, na entrada principal dos Paços do Concelho, pode encontrar alguns produtos regionais, como o mel, o moscatel e a casca de laranja e também os Pasmadinhos de Setúbal, figuras de cerâmica da autoria de Maria Pó, que se encontram espalhadas pelo Jardim do Bonfim.

Para participar nas visitas não é necessário inscrição prévia, basta aparecer e será encaminhado por um dos técnicos da Câmara Municipal de Setúbal.

tags: Câmara Municipal de Setúbal, Paços do Concelho, visitas