Ângela Miranda Penedo é uma artista setubalense. Foi em miúda que começou a pintar. Com o objetivo de aprender mais sobre pintura, foi tirar um curso na escola Arte Ilimitada, em Lisboa. Apesar de ter lá estado um ano, o que queria realmente era viajar e ver o mundo. Exatamente por esse motivo, decidiu ir para Barcelona viver outras aventuras aos 22 anos.
Morou no bairro Gótico de 2007 até 2010. Foi com o objetivo de tirar um curso de Teatro para fazer missões humanitárias e aprender outra língua. Porém, a setubalense confessa que a vida em Barcelona foi “dura”, já que estudava e trabalhava ao mesmo tempo.
Em 2010 voltou para Portugal e conheceu o atual marido João Penedo, também setubalense. Depois do casamento, o casal partiu à aventura num mochilão durante nove meses na América Latina a fazer voluntariado com jovens e adolescentes, nas áreas de Teatro e Psicologia.
Muitas mais missões humanitárias surgiram e desde 2020 que tem um estúdio na cidade, local onde nascem as suas obras. Desengane-se se acha que este é o único espaço onde a artista dá asas à sua imaginação. Pois é, desde o início de fevereiro, mais concretamente a 11, que Ângela esteve a executar o mural “O Pomar” no Mercado da Conceição. Um espaço de comércio tradicional que ganhou nova vida no âmbito de uma iniciativa que junta a Associação Bairro Cool e a Câmara Municipal de Setúbal.
Sobre este mais recente trabalho, a artista revela: “É um orgulho poder criar uma obra para o Mercado da Conceição, onde tenho muito boas lembranças de infância e onde a minha tia-avó, que era peixeira, trabalhou grande parte da sua vida”, acrescentando: “Pensei em dar alguma harmonia e frescura ao Mercado da Conceição e oferecer um mural alegre, onde as pessoas possam tirar fotografias e sorrir. Foi a minha intenção ao criá-lo. A experiência foi única, pois adoro estar com as pessoas. Ajudaram-me muito lá e estabeleci boas relações.”
A inauguração deste espaço emblemático na cidade do Sado aconteceu na passada quinta-feira, 23 de março, apesar da execução do mural ter sido desenvolvida desde o final de fevereiro. Tempo em que os utentes daquele equipamento municipal podiam visitar o mercado e acompanhar a execução ao vivo do processo criativo deste mural tão especial para a cidade. Esta iniciativa assinalou o arranque da renovação deste espaço, com um novo conceito que alia a tradição à inovação.
O vereador da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, sublinhou que o Mercado da Conceição “é um espaço de referência na cidade de Setúbal, o qual faz parte do imaginário da maioria dos seus cidadãos que, de alguma forma, têm ali alguma memória relacionada.” Neste âmbito, reforçou o autarca, foi decidido “apresentar uma nova forma de viver o Mercado, pelo que um dos primeiros passos foi a criação deste mural, pensado e pintado por Ângela Miranda Penedo, uma artista local com um traço que consideramos identificar-se com o lugar.”
Mais do que um equipamento, onde o produtor é rei, o Mercado da Conceição tem um novo conceito, que passa por aliar os produtos mais frescos, à gastronomia local e a uma agenda cultural e musical mensal, que apela ao convívio, à partilha e eleva o paladar. Neste mercado da cidade, pode encontrar fruta, flores e pão quente acabadinho de fazer, de produtores e comerciantes que contam a história deste local há três gerações, assim como as melhores ostras, vinho da região e conservas.
O mercado está aberto de terça-feira a domingo, das 7 às 15 horas e das 17 horas às 22h30. A entrada é gratuita.
Se não teve oportunidade de visitar a artista durante o tempo de execução, percorra a galeria para conhecer o novo mural.