cultura

Já foi divulgado o trailer para o novo filme de “Matrix”

A julgar pelas primeiras imagens, parece que Neo, interpretado por Keanu Reeves, ainda não se viu livre da experiência que viveu no Matrix.
Vamos finalmente voltar à Matrix.

Há quase 20 anos que não há um novo filme da saga “Matrix”, que tanto sucesso fez mesmo no final dos anos 90, e no início dos anos 2000. O filme, considerado altamente avançado para a época, acompanhava Neo num mundo onde os humanos eram usados como energia para máquinas, e onde a realidade era apenas uma ilusão, ou, como aprendemos no filme, o Matrix. “The Matrix: Resurections” estreia a 16 de dezembro e será novamente protagonizado por Keanu Reeves.

Já se esperava que o trailer saísse publicamente esta semana, visto que a 24 de agosto foi transmitido para um grupo restrito de pessoas durante uma convenção de cinema em Las Vegas, e a própria Warner Bros. já andava a dar pistas sobre o lançamento do trailer.

O trailer abre com uma conversa entre Neo, que continua a usar o nome Thomas Anderson, e o seu psicólogo, interpretado por Neil Patrick Harris. À medida que o trailer se desenrola, é possível vermos que Neo sofre de algum tipo de stress pós-traumático, provocado pela sua passagem pelo Matrix. Contudo, estas memórias são descritas por Neo como sendo apenas sonhos. Ao encontrar Trinity, tem a sensação de que já a conhece.

Existem várias referências ao filme original durante o trailer: coelhos, comprimidos azuis, um comprimido vermelho oferecido por uma figura muito parecida com Morpheus, uma épica luta num dojo, homens de fato e até um gato preto.

O vídeo está também repleto de ação, falhas no Matrix que nos vão deixar completamente confusos, e, claro, uma música a acompanhar não só o o ritmo das imagens, mas fazendo também uma clara referência ao projeto, não fosse a música chamada “White Rabbit” (“Coelho Branco”), de Jefferson Airplane.

A apresentação de “The Matrix: Resurections” foi antecedida por um site interativo onde os fãs tinham de escolher entre um comprimido vermelho e um comprimido azul. Dependendo da sua escolha, seriam levados para o Matrix e apresentados com um teaser diferente, acompanhado por um narrador que inclusive diria a hora atual em que estava a ver os vídeos, dando mesmo a sensação de que estávamos a ser controlados por uma força exterior a nós.

A saga “Matrix” foi um sucesso mundial e com três filmes conseguiu arrecadar 1,8 mil milhões de dólares (1,52 mil milhões de euros) à volta mundo. O filme original, lançado em 1999 ganhou o Óscar de Melhores Efeitos Visuais, Melhor Mistura de Som, Melhor Montagem e Melhor Edição de Som. Tornou-se também naqueles filmes de culto que vão passando de geração em geração.

“The Matrix: Resurrections” foi realizado por Lana Wachowski, uma das irmãs que realizaram os três primeiro filmes. O elenco, além de Keanu Reeves e Neil Patrick Harris, conta com Jessica Henwick, Yahya Abdul-Mateen II, Carrie-Anne Moss, Priyanka Chopra Jonas, Jada Pinkett Smith, entre outros.

Pode carregar na galeria para descobrir os outros lançamentos reservados para 2021.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA