O 25 de Abril é sempre um dia marcante para a cidade. Para celebrar a Revolução, a Câmara Municipal de Setúbal costuma organizar um programa de atividades que inclui um grande concerto gratuito na Praça do Bocage e um espetáculo de fogo de artifício na frente ribeirinha.
No entanto, tal como no passado e apesar de ainda não sabermos quando o País irá desconfinar, a maioria dos eventos vai ser adaptada ao formato online. A primeira iniciativa divulgada é o projeto “Grito de Liberdade”, promovido pela Divisão de Juventude da Câmara Municipal de Setúbal.
Trata-se de um concerto coletivo de comemoração do 25 de Abril, onde vários artistas da cidade reinterpretam temas ligados à Revolução dos Cravos. O open call para a edição de 2021 já está aberto.
Os projetos interessados devem preencher o formulário online, com a indicação do nome do projeto, um breve texto de apresentação, link para o download de duas propostas áudio (Google Drive, WeTransfer, Megaupload), um documento com dados pessoais dos elementos do projeto (nome, idade, morada, telefone e email) e a imagem do projeto ou upload dos mesmos na Google Drive.
O prazo para o envio das propostas termina no dia 14 de março, domingo. Os projetos selecionados recebem um apoio financeiro. Se tiver dúvidas sobre a iniciativa, pode enviar um email para dijuve@nullmun-setubal.pt.
Em 2020, os projetos musicais selecionados foram Um Corpo Estranho, Pedro Ferro, BAND’IT, Renato Sousa, Ricardo Má Sorte, Shio e Tio Rex, que interpretaram três temas de cantores de intervenção portugueses. O concerto coletivo foi transmitido nas redes sociais do município de Setúbal.