cultura

Já abriu a Casa das Imagens Lauro António em Setúbal

A nova mediateca conta com mais de 1500 cassetes e dez mil DVD e Blu-Ray do espólio do cineasta português.
O equipamento fica na Baixa de Setúbal. Foto: Município de Setúbal.

É oficial: a Casa das Imagens Lauro António – Biblioteca, Mediateca e Arquivo, em Setúbal, foi inaugurada no passado sábado, 8 de maio. O novo equipamento municipal, que acolhe o espólio do cineasta e crítico de cinema, fica no número 8 da Rua da Velha Alfândega, junto à Biblioteca Pública Municipal, na Baixa de Setúbal.

A biblioteca tem publicações de cinema, audiovisuais e televisão, assim como de banda desenhada e cartoons, revistas especializadas de cinematografia, enciclopédias gerais e obras generalistas. O espaço conta com uma mediateca, que inclui uma coleção de filmes com 1500 cassetes VHS e dez mil DVD e Blu-Ray, além de CD, discos em vinil, cassetes-áudio, cartazes, fotografias e material publicitário de filmes.

Entre as várias peças expostas, contam-se a placa exterior do Cinema Condes, um anúncio luminoso do Cinema de Cascais, a placa de saída do Cinema Odéon, a coleção de Bonecos de Estremoz, uma máquina para ver fotografias em vidro, vários carregadores de fotografias e textos originais manuscritos e datilografados.

Uma máquina de escrever, o tripé utilizado, em 1980, na rodagem do filme “Manhã Submersa” e alguns dos prémios que Lauro António recebeu ao longo da carreira também estão presentes.

“Quando falei com senhora presidente na possibilidade de doar ao município o meu acervo para ser partilhado com o público, ela mostrou logo um grande interesse. Se eu já tinha vontade de escolher Setúbal, nesse momento tive a certeza”, explicou Lauro António na cerimónia de inauguração da Casa das Imagens.

A Casa das Imagens Lauro António – Biblioteca, Mediateca e Arquivo, está aberta de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas, e ao sábados, das 14 às 18 horas.

Lauro António nasceu a 18 de agosto de 1942, em Lisboa. Nos últimos anos, o realizador tem construído uma forte ligação com a cidade de Setúbal, graças ao programa de Masterclass de História do Cinema. Todas as segundas-feiras, às 19 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi há sessões cinematográficas grátis comentadas pelo cineasta.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA