cultura

Herman José vai receber medalha da Cidade de Setúbal

O ator e humorista português recebe o título no dia 15 de setembro, Dia do Bocage e da Cidade.
Marque já na agenda.

No próximo dia 15 de setembro, um sábado, vai decorrer uma cerimónia comemorativa do Dia do Bocage e da Cidade, onde vão ser atribuídas Medalhas de Honra da Cidade a várias personalidades e instituições, que se destacaram, “de forma particularmente notória e nas mais diversas áreas, em algum momento da história local ou continuadamente”.

As distinções estão divididas em diferentes classes, como Cultura, Associativismo e Sindicalismo, Ciência e Tecnologia, Desporto, Comércio, Paz e Liberdade, Indústria e Turismo. Herman José é uma das personalidades conhecidas a receber a Medalha de Honra da Cidade, na classe Cultura. Em declarações à New in Setúbal, o humorista português afirmou que “ser homenageado por uma região que nos acolheu, e que passou a fazer parte do nosso universo, é um encantamento”.

Também na mesma categoria vão ser distinguidos o ator e encenador Carlos Curto, o escultor Virgílio Domingues, Manuel Marques, humorista, ator e embaixador da Cidade de Setúbal e Oliveiros Sobral do Rosário, ensaiador de marchas e organizador de diversos projetos culturais do concelho.

Também haverá instituições a ser agraciadas, como é o caso da AMEC – Associação Música, Educação e Cultura e o grupo de voluntários do projeto “Memórias – Museu do Trabalho/Arquivo Américo Ribeiro”, constituído por José Pedrosa, a título póstumo, Raul Gamito Gomes, Rogério Vaz de Carvalho e Alberto Sousa Pereira.

O fundador da ACM Setúbal, Mário de Melo Pereira, a título póstumo e o médico Luís Machado Luciano vão receber a Medalha de Honra da Cidade, nas classes de Associativismo e Sindicalismo e de Ciência e Tecnologia, respetivamente.

No Desporto são distinguidos com a Medalha de Honra da Cidade o Núcleo de Árbitros de Futebol da Cidade de Setúbal, o enfermeiro das seleções nacionais de futebol Carlos Martinho e o diretor da Volta a Portugal em Bicicleta e embaixador de Setúbal, Joaquim Oliveira.

A Casa do Cego, em Vila Nogueira de Azeitão, uma das mais históricas pastelarias do concelho, especializada em tortas de Azeitão e o Minimercado Cardoso, fundado em agosto de 1900, em Vendas de Azeitão, recebem a distinção honorífica na classe Comércio.

Na classe Paz e Liberdade são agraciados o Movimento Democrático das Mulheres, a primeira mulher enfermeira paraquedista portuguesa Maria Arminda dos Santos, o antigo autarca José Manuel Carvalho da Silva e a título póstumo, Benjamim Carvalho, um dos fundadores do Partido Socialista de Setúbal, sindicalista e autarca.

Também José Récio, empresário com papel importante no processo de paz e promoção de projetos sociais em Angola, é distinguido com uma medalha na mesma classe no feriado municipal. Na classe Indústria, o homenageado é José António Rodrigues, presidente do conselho de administração da Lisnave.

Na classe Turismo são agraciados António Maria Saramago, conceituado e premiado enólogo azeitonense, fundador da empresa António Saramago-Vinhos, Henrique Soares, presidente da Associação de Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal e da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, o empresário da náutica de recreio João Barbas de Oliveira e a empresa de observação de golfinhos Vertigem Azul.
tags: cerimónia, Dia do Bocage e da Cidade, Herman José, medalha da cidade