Cem anos depois do nascimento de um dos maiores escritores da história do País, a Biblioteca Municipal de Setúbal vai ter três iniciativas para celebrar José Saramago neste mês de janeiro.
Uma das atividades previstas é uma exposição inspirada na vida e obra do único português a vencer o Prémio Nobel da Literatura. A mostra sobre a vida e obra do escritor português, realizada no âmbito do programa municipal Autor do Mês, pode ser visitada entre os dias 3 e 31 de janeiro; de segunda a sexta-feira das 9 às 19 horas e aos sábados, das 14 às 19 horas.
Outra das iniciativas promovidas pela Biblioteca de Setúbal para assinalar o centenário de José Saramago é uma biografia em vídeo na página de Facebook do Guia de Eventos. A partir das 16 horas do dia 15 de janeiro, sábado, há ainda uma tertúlia sobre o pensamento, a ação e a obra do escritor.
José Saramago nasceu na aldeia da Azinhaga, concelho da Golegã, a 16 de novembro de 1922. Escreveu mais de 40 obras, sendo que muitas delas inspiraram peças de teatro e filmes. Em 1998 recebeu o Prémio Nobel da Literatura e foi o único escritor português a conquistar tal feito. O “Ensaio sobre a Cegueira”, “Memorial do Convento” e “O Ano da Morte de Ricardo Reis” são alguns exemplos das suas obras que já inspiraram filmes e fazem parte dos currículos escolares.