cultura

Há uma nova exposição na cidade que alerta para a poluição dos oceanos

É de entrada gratuita e fica patente até 19 de março no Museu do Trabalho Michel Giacometti.
Chama-se "Symbiosis".

O problema do plástico nos oceanos é sério e acontece em todo o mundo sobretudo nas praias e zonas costeiras e são várias as associações que alertam para este tipo de poluição. Em Setúbal há uma nova exposição no Museu do Trabalho Michel Giacometti que pretende sensibilizar a população para esta questão. 

Chama-se “Symbiosis”, foi inaugurada no dia 12 de novembro e estará patente até 19 de março de 2023. Trata-se de uma instalação e uma exposição de pintura de Antonieta Martinho centrada na poluição de plástico nos oceanos. Um dos principais destaques da mostra é uma instalação suspensa composta por um cardume de peixes com 1200 peças, 14 medusas, corais e outros organismos aquáticos, elaborada com recurso a garrafas e garrafões de plástico encontrados no lixo.

A par da instalação, ainda pode conhecer a exposição de pintura sobre mares e oceanos “Sea Forest” e participar em ateliers direcionados a portadores de deficiência mental e idosos, sob orientação da própria artista, a realizar nos dias 21 de novembro, segunda-feira, e 23 de janeiro, segunda-feira.

Natural de Kalima, então reino da Bélgica, Antonieta Martinho participa atualmente no Atelier Experimental da Sociedade Nacional de Belas-Artes. Desde 2016 que pesquisa, experimenta e trabalha reaproveitando as garrafas e os garrafões de plástico descartados diariamente no lixo.

“Symbiosis”, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, é, de acordo com a curadora, Ana Lima-Netto, “mais um contributo para recordar que a vida dos oceanos e a sobrevivência dos humanos se encontram interligadas e ameaçadas pelos hábitos de consumo, cujo subproduto é proveniente das embalagens plásticas”. A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, entre as 9h30 e as 18 horas, e ao fim de semana entre as 14 e as 18 horas.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA