cultura

Há uma nova exposição na Biblioteca de Setúbal que os miúdos vão adorar

A mostra “O Destino das Fadas” pode ser visitada até ao final do mês. Conheça os pormenores.
A entrada é livre.

Qualquer miúdo adora ouvir uma boa história antes de adormecer, seja sobre princesas, dragões e fadas, que são sempre as protagonistas dos contos. As obras de Matilde Rosa Araújo são exemplos de contos para todas as gerações e também o destaque da nova exposição da Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.

A mostra bibliográfica dedicada à vida e obra da professora e escritora, “O Destino das Fadas”, junta vários livros de contos e poesia infantil de Matilde Rosa Araújo, entre eles “A Infância Lembrada”, “Os Quatro Irmãos”, “História de um Rapaz” e “O Cantar da Tila”. A mostra reúne painéis de grande formato com alguns dos poemas da autora cedidos pela Sociedade Portuguesa de Autores.

A exposição, realizada no âmbito do projeto municipal “Autor do Mês”, pode ser visitada até ao próximo dia 30 de julho, sexta-feira. O espaço está aberto de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 12h30 e das 14 horas às 17h30. A entrada é livre.

Matilde Rosa Araújo nasceu em 1921 e morreu em 2010. Licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi professora do ensino técnico profissional e do primeiro curso de Literatura para a Infância, na Escola do Magistério Primário em Lisboa.

Em 1980, venceu o Grande Prémio de Literatura para Crianças, da Fundação Calouste Gulbenkian, e o prémio para o melhor livro infantil, pela mesma fundação, em 1996, pela obra “Fadas Verdes”.

Matilde Rosa Araújo recebeu também o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique em 2003 e, em maio de 2004, foi distinguida com o Prémio Carreira, da Sociedade Portuguesa de Autores.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA