Américo Ribeiro foi o fotógrafo setubalense mais famoso do século XX. Fazia reportagens fotográficas de vários eventos da cidade. O seu arquivo fotográfico, instalado na Casa Bocage, conta com centenas de imagens, que permitem mostrar às gerações mais novas como eram as ruas, os monumentos e as praças de Setúbal no passado.
É precisamente na Casa Bocage que pode ver a exposição fotográfica, “Fotografias que contam histórias”, de terça a sexta-feira entre as 9 horas e as 12h30 e as 14 horas e as 17h30. Ao sábado, o horário de funcionamento é entre as 15 e 19 horas.
A entrada para conhecer os retratos das paisagens e espaços emblemáticos de Setúbal nos anos de 1930 e 1960, registados em imagem graças ao olhar de Américo Ribeiro, conservadas pelo Município de Setúbal, são gratuitas.
O Fotógrafo Américo Ribeiro é uma figura emblemática da cidade de Setúbal, tendo, ainda em vida, visto toda a sua criação fotográfica homenageada com a Medalha de Honra da Cidade, na Classe Cultura, entregue em 1985 pela Câmara Municipal, e, em 1991, com a Medalha de Mérito Distrital.
O Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro é como uma máquina do tempo que ilustra Setúbal entre 1920 a 1980. É possível consultá-lo online, no arquivo digital da autarquia.