cultura

Há uma nova exposição de pintura em seda para ver na Casa da Cultura

A mostra da artista plástica Judite Pitta pode ser vista até ao dia 25 de agosto. A entrada é gratuita.
"Cores de Mim" para ver até 24 de agosto

“Cores de Mim”. Assim se chama a nova exposição de pintura patente na Casa da Cultura em Setúbal. Os trabalhos de pintura em seda natural são da artista autodidata Judite Pitta. 

A criadora destas peças tem 76 anos e uma carreira com várias décadas. Mas sempre foi pintora. Aliás, até trabalhou como secretária. Porém, nos anos 90, apaixonou-se por completo por esta técnica de pintura em seda. Como não encontrou ninguém que a ensinasse a pintar neste registo, decidiu abandonar a sua estável vida profissional para se dedicar a tempo inteiro à pintura, criando o seu próprio atelier em Linda-a-Velha, no concelho de Oeiras, onde vive.

Ainda assim, Judite Pitta costuma vir regularmente a Setúbal, onde tem vários amigos e familiares. O convite para esta exposição na Casa da Cultura partiu da Artiset, a Associação de Artistas Plásticos de Setúbal, da qual a Judite se fez sócia há alguns anos. 

As flores são um dos temas preferidos da artista que se inspira, por exemplo, nos campos do Barlavento Algarvio em tempos de primavera, quando florescem as lavateras, com a sua pequena flor. Algumas são em tons de rosa, outras mais a rondar o lilás. Judite diz à New in Setúbal que se inspira nas flores pela sua “graciosidade e singeleza”.

Desde que começou pintar, há cerca de 23 anos, tem feito diversos trabalhos em seda e veludo de seda, desde lenços, écharpes, xailes ou quadros, por exemplo. Além dessas peças, tem trabalhado na criação e modelagem de estatuetas em têxteis que retratam profissões e figuras típicas do nosso Pais. Neste caso, cada peça tem uma indumentária exclusivamente confeccionada. Alguns dos seu clientes mais importantes são o Museu do Fado, o Museu da Presidência da República e o Museu da Marinha.

As peça pintadas em seda natural que compõem a exposição “Cores de Mim” podem ser vistas no Espaço das Artes, na Casa da Cultura, de terça-feira a domingo, entre as 16 e 19 horas, até ao dia 25 de agosto. A entrada é gratuita.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA