“Paisagem Urbana e Sentimentos Modelados” é a exposição coletiva, com trabalhos de utentes da Universidade Sénior de Azeitão, que já arrancou na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal. A mostra tem entrada gratuita e fica patente até 24 de fevereiro. Inclui perto de 20 trabalhos de pintura e dez peças de barro e é organizada pela Câmara Municipal de Setúbal.
No piso térreo existem algumas paisagens de Lisboa, desde a vista do Tejo sobre a cidade aos telhados da urbe, mas também uma pintura a óleo de Vila Fresca de Azeitão. No piso de cima, além de várias telas, o destaque vai para as esculturas de barro, algumas pintadas, bem como presépios esculpidos com o mesmo material. Dois imponentes flamingos, modelados com papel machê, figuram na mostra.
A lista de artistas participantes inclui Hélia Torres, Ana Machete, Adelina Morais, Alice Martins, António Lisardo, Lígia Huguette, Anne Marie Borochard, Maria Adelaide Fonseca, Lurdes Ruas, Paul Callaghn e Zélia Livramento. Estão ainda representados na mostra Ana Godinho, Maria da Conceição Limão, Maria Irene Pombo, Luísa Antunes, Maria Leonor Carvalho, Isaura André, Gilberto Fonseca, Maria Eduarda Antunes, Deonilde Barroqueiro, Manuela Ferreira, Maria Arlete Reis, Isabel Pena e Sérgio Neves.
“Paisagem Urbana e Sentimentos Modelados” pode ser visitada, de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas. Aos sábados, o horário é das 14 às 19 horas.
O projeto da Universidade Sénior de Azeitão foi, inicialmente, uma proposta do Rotary Club de Azeitão. Por essa razão, entre 2009 e 2010 esta Instituição chamava-se Universidade Sénior Rotary de Azeitão. Entre 2010 e 2011, o projeto foi readaptado, passando a instituição a denominar-se simplesmente Universidade Sénior de Azeitão e a funcionar autonomamente.
De 2011 a 2012, um grupo de seniores, amigos, que lá ensina, aprende e convive, decidiu oficializá-la e a USAz — Associação Cultural de Azeitão foi fundada bem como a sua Universidade Sénior (USAz) legalizada.
O objetivo da associação é a dinamização de atividades educacionais, em regime não formal e sem fins de certificação, no contexto de formação ao longo da vida, proporcionando o convívio e as relações de cooperação e amizade entre os seus associados, oferecendo-lhes um espaço de vida socialmente organizado e adaptado às suas idades.