cultura

Há uma empresa que quer pôr a sua casa no cinema e nas novelas

A Nouvelle Shot procura locais para serem utilizados em filmes, telenovelas e anúncios.

Sabia que a sua casa se pode transformar no cenário de um filme, de uma novela ou de um anúncio televisivo? Em Setúbal há uma empresa de agenciamento de locais para contar histórias de filmes e novelas. E se a sua casa for ao encontro do que é procurado pelos grandes produtores nacionais e internacionais, pode muito bem acabar no grande ecrã.

A Nouvelle Shot começou a funcionar há cerca de um ano, mas a empresa só foi lançada oficialmente em julho. A ideia base da Nouvelle Shot é o agenciamento de lugares, décors, hidden spots para produção, cinema, televisão, fotografia e eventos.

Além das casas, a empresa também arranja lugares, décors, spots naturais e outros elementos, como carros, barcos ou ferry-boats. No fundo, tudo o que for preciso para ajudar os produtores e os realizadores a criar um determinado cenário para contar a história do filme ou telenovela.

A Nouvelle Shot trabalha no distrito de Setúbal, Azeitão e Alentejo, incluindo a Costa Vicentina. Todas as casas ficam entre Azeitão e Grândola e os preços dos alugueres variam consoante o orçamento de cada produção. No ano passado, a empresa fez o agenciamento de lugares para a novela “Jogo Duplo”, produção da TVI, da autoria de Artur Ribeiro, protagonizada por João Catarré, Sara Prata, Diogo Infante, Fernanda Serrano e Nuno Homem de Sá, desenrolada em Setúbal.

No ano passado, a empresa fez o agenciamento de lugares para a novela “Jogo Duplo”

A ideia de criar uma empresa de agenciamento de lugares partiu de Vanessa Lima e Patrícia Brito e Cunha. Vanessa, 40 anos, é formada em relações públicas e publicidade, mas há quatro anos que gere uma empresa de turismo náutico, em Setúbal. Nesse âmbito foi contactada por uma produtora para as suas embarcações serem usadas em duas telenovelas. Além dos barcos, a produtora também pediu o aluguer de casas de luxo.

Como Vanessa tinha conhecido Patrícia Brito e Cunha, atriz ligada ao turismo de luxo, a bordo de uma das suas embarcações fez o contacto para se estabelecer o aluguer. “Liguei à Patrícia, fomos ver 15 casas, fechámos logo uma delas e começámos a trabalhar assim”, contou à New in Setúbal, Vanessa Lima, uma das parceiras da empresa.

Depois de fazerem uma pesquisa, as duas mulheres aperceberam-se que não existia nenhuma empresa em Portugal, que trabalhasse o agenciamento de lugares e décors, daí ter surgido a Nouvelle Shot.

“No fundo, nós arranjamos lugares que ajudam a contar as histórias, desde casas, carros, barcos, ferry-boats para cinema, televisão, fotografia e entretenimento”, explica.

A Nouvelle Shot oferece quatro tipos de serviços diferentes. A parte de locations e décors, que tem a ver com o agenciamento de lugares distintos, como casas, vilas de luxo, estúdios, armazéns, fábricas, barcos, pontes, mosteiros, lugares históricos, praças, castelos, fortes e ferry-boats.

Depois os hidden spots que se relacionam com os espaços naturais no mar, rio, lagoas, praias, campos, ruas, montanhas e cascatas. O facilities management ligado às licenças e taxas, desde o briefing inicial até à produção ou evento e os alternative services relativos ao processo de acomodação dos clientes e equipas de produção, através de parcerias com as entidades locais.

Além do agenciamento de lugares para shooting (filmagens/fotografia), a empresa promove eventos corporativos ou exclusivos, como casamentos, team buildings, festas de aniversários e team meetings.

Para o futuro, o principal objetivo das empresárias é posicionar a região de Setúbal como uma das melhores opções de décors, locations e hidden spots para filmar e fotografar do sul da Europa.

tags: aluguer, casas de luxo, filmes, Nouvelle Shot, novelas

localização, contactos e horários

morada
  • Nouvelle Shot [ver mapa]
    Rua Fran Pacheco
    2900-293 Setúbal