cultura

Há um novo projeto em Setúbal que quer tornar os museus acessíveis a todos

As visitas aos equipamentos municipais são gratuitas e guiadas por uma intérprete de língua gestual portuguesa.
O programa decorre até novembro.

Há um novo programa de iniciativas que pretende eliminar barreiras no acesso aos monumentos e museus municipais. O projeto arrancou com uma visita guiada à Mercearia Liberdade instalada no Museu do Trabalho Michel Giacometti no passado domingo, 4 de setembro, com uma intérprete de língua gestual portuguesa.

O programa de visitas guiadas com intérprete de língua gestual portuguesa, a realizar em setembro e novembro, integra a candidatura Setúbal — Cultura Sem Barreiras, da Câmara Municipal de Setúbal, que tem como objetivo a criação de condições para pessoas com diversos tipos de deficiência poderem usufruir em pleno de equipamentos culturais.

As visitas são gratuitas e abertas à participação de toda a população. É necessário inscrição para que depois os visitantes sejam conduzidos por técnicos municipais e acompanhados da intérprete Sofia Carvalho que traduz em língua gestual portuguesa todas as informações que dão a conhecer melhor os museus e monumentos integrados.

Se quer fazer a próxima visita, reserve na agenda o dia 11 de setembro, domingo, às 10h30, no Forte de Albarquel. As inscrições são através do contacto 969 754 331 ou do email forte.albarquel@nullmun-setubal.pt. Caso só esteja disponível à tarde aponte para as 15 horas, no Museu de Setúbal/Convento de Jesus.

Para se inscrever nesta visita contacte o número 969 754 106 ou envie email para conventodejesus@nullmun-setubal.pt. Segue-se a 17 de setembro, sábado, com início às 16 horas, na Casa Bocage uma visita integrada nas Comemorações Bocageanas 2022. As inscrições devem ser feitas pelos contactos 265 229 255 ou email casabocage@nullmun-setubal.pt.

A 18 de setembro, domingo, a iniciativa realiza-se na Galeria Municipal do Banco de Portugal, às 11 horas. As inscrições são feitas pelos contactos do Museu de Setúbal/Convento de Jesus. As exposições permanentes do Museu do Trabalho Michel Giacometti “Ao Encontro do Povo”, dedicada ao mundo rural expresso na coleção etnográfica de Michel Giacometti, e “Da lota à lata”, dedicada à indústria conserveira são visitadas, respetivamente, nos dias 18, às 15 horas, e 24 de setembro, às 10h30. As inscrições devem ser feitas para os contactos 265 537 880 ou email museu.trabalho@nullmun-setubal.pt.

Na tarde do dia 24 de setembro, sábado, a partir das 16 horas, a iniciativa passa pela Casa do Corpo Santo — Museu do Barroco, com inscrições pelos contactos do Museu de Setúbal/Convento de Jesus. A última visita do mês de setembro está apontada para o dia 25 de setembro, domingo, às 15 horas, na Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama. As inscrições são através do contacto 969 754 510 ou email casamemoriasgama@nullmun-setubal.pt

Esta é uma iniciativa que regressa no mês de novembro. Além de Sofia Carvalho acompanhar estas visitas, a técnica de língua gestual portuguesa vai gravar pequenos vídeos com informações sobre os equipamentos museológicos municipais que serão publicados no site acessível da Rede de Museus de Setúbal, a lançar até ao final do ano.

Estas ações fazem parte do projeto Setúbal — Cultura Sem Barreiras, que resulta de uma candidatura da autarquia aprovada pelo POR Lisboa 2020 — Programa Operacional Regional Lisboa 2020, enquadrada no eixo prioritário “Promover a inclusão social e combater a pobreza e a discriminação”, com um investimento superior a 500 mil euros, comparticipado com uma taxa de 50 por cento pelo Fundo Social Europeu. 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA