cultura

Há um novo Pasmadinho no Jardim do Bonfim

Peça de cerâmica de autor da coleção Maria Pó é uma homenagem aos atletas e milhares de sócios, que desde 1910 apoiam o Vitória de Setúbal.

O Jardim do Bonfim tem um novo habitante, o Pasmadinho Vitoriano. A peça enverga o traje verde e branco, equipamento oficial do Vitória Futebol Clube, com um cachecol ao pescoço. Trata-se de uma interpretação do casal de artesãos Elsa Rodrigues e Jacek Piatkiewicz, donos da loja Maria Pó, situada na Rua Arronches Junqueiro.

O Pasmadinho foi inaugurado oficialmente no passado dia 9 de julho, por Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, numa cerimónia simbólica, que contou com a presença de Vítor Hugo Valente, atual presidente do Vitória Futebol Clube e do plantel e equipa técnica do clube sadino para a época 2018-2019.

A autarca setubalense confessou que já fazia falta uma figura destas na coleção da Maria Pó. “Os pasmadinhos representam figuras ilustres da cidade. Só faltava mesmo termos aqui o Vitória em frente ao estádio do Bonfim. Por isso, é com muita satisfação que temos o plantel vitoriano a inaugurar esta nova peça de arte urbana”.

Espalhadas pelo Jardim do Bonfim, as peças, réplicas das originais, foram alvo de intervenção do escultor Hélder Silva e têm três metros de altura. Dona Vinha, Descarregador de Peixe, Maria Baía, Frei Martinho, Observador de Pássaros, Bocage, Luísa Todi, Miss Livramento, Lavadeira de Azeitão e mais recentemente, o Vitoriano foram as figuras escolhidas para representar a cidade.

O aspeto pitoresco e as cores vibrantes marcam a essência dos Pasmadinhos de Setúbal, peças em cerâmica originalmente com 15 centímetros.

tags: Bonfim, Jardim do Bonfim, Maria das Dores Meira, pasmadinho vitoriano, Presidente da Câmara Municipal de Setúbal