cultura

Anticafé Choco Louco: o novo espaço de co-working de Setúbal

O Anticafé Choco Louco — Clube Social, na Baixa, é único na cidade.
Fica muito perto da Praça do Bocage.

Há um espaço em Setúbal, com serviços de co-working, jogos de tabuleiro, cross-booking, eventos e palestras. O Anticafé Choco Louco — Clube Social fica na Rua dos Almocreves no centro da Baixa e é o primeiro e único anticafé da cidade e no País.

Este conceito surgiu originalmente em 2011, na Rússia, pela mão de Ivan Mitin. Ligado ao mundo das artes, o jovem escritor sentiu necessidade de partilhar ideias nos cafés do seu país, mas sem a obrigatoriedade de consumo. O modelo do anticafé baseia-se na tarifa medida pelas horas em que se está no espaço e não no tradicional consumo durante esse período.

O anticafé de Setúbal está dividido em várias áreas, como a de lazer e entretenimento, café break, play room, sala de co-working e eventos, com decoração adaptável ao tipo de atividade. Na zona de co-working pode estar a trabalhar com o seu computador e usar o wi-fi gratuito. O serviço custa 6€ (uma hora). A partir da segunda hora paga 0,06 cêntimos por minuto. Está incluído café, chá, sumos, bolachas caseiras e fruta se quiser fazer uma pausa no trabalho.

Para momentos mais descontraídos há o play room com videojogos, jogos de tabuleiro e realidade virtual. Há também a opção de cross-booking. Ou seja, cada visitante pode deixar um livro e levar outro para ler no espaço ou em casa. Também pode ver os livros de consulta (romances, técnicos) e de colorir para os miúdos. A receção tem sempre disponíveis jornais e revistas diários e folhetos com informações sobre atividades turísticas para fazer em Setúbal.

A última sala está reservada a eventos, com a possibilidade de aluguer a particulares ou empresas. A tarifa de 6€ é a mesma para todos os serviços do clube. Para os miúdos até aos dez anos, a entrada é gratuita mas terão de ir acompanhados por um adulto.

Valeriya Kalyuga, 31 anos, natural da Rússia está em Portugal desde 2002 e foi a grande responsável pela introdução do conceito de anticafé, em Setúbal. Sempre trabalhou nas áreas de marketing e comunicação na Clínica do Poder nas Laranjeiras em Lisboa especializada em saúde sexual. “Como não havia nada do género em Setúbal, decidir apostar num espaço diferente com uma forte componente de socialização. O nosso slogan é mesmo pensa big, sê social”, conta à New in Setúbal.

A decoração do espaço, de 100 metros quadrados, é original e diferente. O destaque vai para a pintura colorida na sala central, da autoria da artista russa Maria Maslak, tal como todas as pinturas do anticafé.

O logótipo do espaço é um choco, elemento característico da cidade. “Estando em Setúbal decidimos optar por um choco louco, que não é para ser consumido como nos restaurantes, mas que socializa, comunica com as pessoas, é irreverente e com atitude positiva”, explica Valeriya.

tags: Anticafé Choco Louco — Clube Social, Baixa, co-working, jogos de tabuleiro, novidade nis, Rússia

localização, contactos e horários

morada
  • Anticafé Choco Louco — Clube Social [ver mapa]
    Rua dos Almocreves, 52/54 R/C
    2900-213 Setúbal
site e redes sociais
horários
  • Segunda a sexta
  • Das: 10:00
  • Às: 21:00
  • Fim de semana e feriados
  • Das: 11:00
  • Às: 22:00