“From” chegou discretamente à televisão em fevereiro de 2022 e, de forma lenta mas gradual, foi conquistando fãs e críticos. E se a primeira temporada chegou a um brilhante 96 por cento no agregador de críticas Rotten Tomatoes, a nova temporada tem impressionado com uns redondos 100 por cento.
Mais do que os elogios dos críticos, a série de terror e ficção-científica tem apavorado telespectadores que garantem que não conseguem adormecer à noite. Tem sido inevitavelmente comparada a “Lost” e não admira. Além de contar com alguns dos responsáveis pela série como produtores-executivos, tem no elenco uma cara conhecida, Harold Perrineau, que interpretou Michael Dawson na produção de sucesso da HBO.
A série acompanha uma família que segue viagem numa autocaravana. Tudo parece correr bem, até que se deparam com uma árvore derrubada na estrada que bloqueia o caminho. Sem outra saída que não dar meia volta e seguir no caminho inverso, acabam por se perder. É numa pequena localidade que encontram a população que lhes dá indicações sobre como voltar ao percurso. O problema? Acabam sempre e repetidamente por ir ter à mesma vila.
É a partir daí que começam a perceber que algo de estranho se está a passar. A revelação é feita por Boyd Stevens (Perrineau), o líder da vila: todos os que ali vivem passaram pela mesma experiência, ou seja, todos os habitantes estão presos por algo de sobrenatural. Os mistérios vão se desvendando à medida que passam os dias. À noite, todos os habitantes devem fechar-se em casa e nunca, em momento algum, abrir janelas ou portas. Tudo porque a vila é atormeada por monstros noturnos que habitam na floresta das redondezas.
O elenco conta com nomes como Catalina Sandino Moreno, Eion Bailey, David Alpay, Elizabeth Saunders, Shaun Majumder, Ricky He ou Scott McCord. Já na sua segunda temporada, os novos episódios estrearam a 23 de abril e toda a série está disponível em streaming na HBO Max.
As duas temporadas emulam o sentimento misterioso de “Lost”, que contava a história de um grupo de sobreviventes de um acidente de aviação, então presos numa ilha onde nada é o que parece. E “From” aposta também numa componente de puro terror.
“É uma série de terror inteligente, que se vê muito bem e provavelmente vai tornar-se num enorme hit no streaming”, antecipava o “RogerEbert”, ainda que subsistissem algumas dúvidas. “Como muitas das séries que pretende imitar ou inspirar-se, passa demasiado tempo a criar o seu próprio mundo em vez de fazer avançar a história. Se ‘Lost’ é um exemplo a ter em conta, o verdadeiro teste será perceber se é mais do que um hit de uma temporada só”, questionou a “IndieWire” no final da primeira temporada. Pela amostra da resposta aos novos episódios, esse desafio parece ter sido ultrapassado.
Os tais 100 por cento no Rotten Tomatoes constroem-se entre elogios aos “novos twists, reviravoltas e puro terror”. Mas prepare-se para um par de noites de tormento.
Carregue na galeria para conhecer as novas séries que chegam à televisão em maio.