cultura

Frases do Charroque da Prrofundurra vão ser transformadas em livro

A obra que compila as frases sadinas, da autoria de Rui Garcia, vai ser apresentada a 30 de novembro. 

Rui Garcia é autor do blogue "Charroque da Prrofundurra".

No próximo dia 30 de novembro, sexta-feira, Rui Garcia, autor do conhecido blogue “Charroque da Prrofundurra” vai lançar o seu quarto livro, às 18 horas, na Mafaria ao Largo, no Bairro da Fonte Nova. Com prefácio e ilustrações do próprio autor, a obra “Erra prra sairr uma frráse fofinha mas saiu esta merrda” é uma compilação das “melhóres fráses sádinas” de sempre.

“Já tinha editado livros com histórias, fiz um dicionário e como sempre achei graça às expressões, decidi juntar cerca de 80 num só livro. É dedicado aos setubalenses e a todos os que gostam de brincar com o dialeto da cidade”, conta à New in Setúbal.

Mas atenção, esta primeira edição está limitada a 50 exemplares, que serão vendidos apenas no dia do lançamento e devidamente numerados, personalizados e autografados. “Vou assinar todos, fazer uma brincadeira com o nome da pessoa e um desenho”, explica.

A segunda edição já vai ser vendida em vários pontos da cidade, sendo que a Mafaria ao Largo é ainda o único local confirmado. O livro custa 11,90€. Ao longo da sessão vão estar expostos 12 postais diferentes para venda, com frases do charroque, algumas delas incluídas no livro.

Publicado por Charroque da Prrofundurra em Domingo, 18 de Novembro de 2018

No total, Rui Garcia já publicou mais três livros. O primeiro, “Charroque da Prrofundurra o Livrre”, uma seleção de histórias do blogue, o segundo, “O Charroque da Prrofundurra Volta à Purrsefíce”, que inclui um dicionário de expressões charrocas e o terceiro, “Deslárrgame da Mão!”, com histórias hilariantes das gentes do Sado.

Apaixonado pela cidade, o engenheiro florestal começou por criar o blogue “Charroque da Prrofundurra”, com o objetivo de preservar e dar a conhecer o dialético charroco, com uma vertente humorística. Aquilo que começou como uma brincadeira evoluiu rapidamente para um projeto mais sério e atualmente, o blogue conta com milhares de seguidores nas redes sociais.

Em paralelo, Rui Garcia abriu uma loja de roupa, no Bairro de Troino. O espaço vende bodys para crianças, t-shirts, sweats, casacos, aventais, crachás, porta-chaves, ímans, autocolantes para carros, sacos e livros, com os dizeres característicos do sotaque e já é um sucesso em todo o País.

tags: blogue, Charroque da Prrofundurra, edição limitada, frases sadinas, lançamento, loja de roupa, Mafaria ao Largo, novo livro, Rui Garcia