cultura

Folk-Setúbal: está a chegar a primeira edição do festival de folclore internacional

A programação de cinco dias inclui, de 18 a 22 de julho, várias demonstrações nas freguesias do concelho.
É uma novidade.

Mãos na cintura, lenço na cabeça, saias a rodopiar e coletes vestidos, no mesmo ritmo, e com passada marcada: é assim que sabemos, mesmo ao longe, que estamos prestes a assistir a um espetáculo de rancho folclórico. Por todo o País, dos mais novos aos mais velhos, há vários grupos que se reúnem e continuam a elevar este pedaço de legado cultural. Em Setúbal, há um evento que vai homenagear este estilo de dança.

Pela primeira vez vai decorrer no concelho o festival internacional Folk-Setúbal — Danças e Tradições do Mundo, de 18 a 22 de julho. Vão participar grupos de diferentes cantos do mundo no evento, que se assume “como um encontro multicultural de promoção da interação de grupos de diferentes pontos do mundo, com o objetivo de inscrever o concelho na rota dos principais eventos folclóricos internacionais”, de acordo com o município.

Além de dois grupos de folclore portugueses — Rancho Folclórico de Praias do Sado e Rancho Folclórico Regional e Cultural da Branca, de Coruche — participam na 1.ª edição do Folk-Setúbal três internacionais – Rhythms International Folk Art Club, da Índia, Grupo Folklorico de México Mágico Teocalli, do México, e Art of Culture Society Stevan Strbac, da Sérvia.

Durante cinco dias, vão atuar em diferentes freguesias do concelho, com deslocações a Coruche, dia 19, e a Almada, dia 21. O destaque da programação vai para dia 20 de julho, às 21h30, no Auditório José Afonso, quando os cinco grupos vão atuar no âmbito da 46.º Festival Nacional — 4.º Internacional de Folclore de Praias do Sado, evento que integra, desde janeiro de 2024, o International Organization of Folk Art (IOV), organização de preservação do património cultural popular em todas as suas formas com a cooperação da UNE.

No primeiro dia, a 18, os artistas vão desfilar pela Baixa setubalense, às 17 horas, seguindo-se o momento de boas-vindas pela autarquia, às 17h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. O festival integra a programação da 20.ª edição da Festanima, nas Escarpas de São Nicolau, às 20h30. Dia 21, às 21 horas, os grupos vindos da índia, México e Sérvia atuam no Parque do Morango, em Brejos de Azeitão. Três grupos estrangeiros encerram o evento, com um espetáculo na sede do Rancho Folclórico de Praias do Sado, a 22 de julho, às 21 horas.

Numa organização da autarquia e do Rancho Folclórico de Praias do Sado, o festival conta com as parcerias da União das Freguesias de Setúbal e das juntas de freguesia de São Sebastião, do Sado e de Azeitão, de Setúbal, e da Junta de Freguesia do Laranjeiro, de Almada. Os apoios são da Federação do Folclore Português, da Fundação Inatel, do Exército Português, da Fundação Caixa Agrícola Costa Azul, da Adega Camolas, da Deiba, da Paint4U e do Murilhas.

Já que estamos a falar de cultura, carregue na galeria para conhecer a programação do Fórum Luísa Todi durante o mês de julho.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA